Memória Titulo
O liberalismo e as ideias do professor Firmo

"O Liberalismo na História Colonial do Brasil: uma breve introdução dos fatos históricos e das ideias liberais na História Colonial brasileira"...

Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
07/11/2009 | 00:00
Compartilhar notícia


"O Liberalismo na História Colonial do Brasil: uma breve introdução dos fatos históricos e das ideias liberais na História Colonial brasileira". Autor: Firmo Araújo Nascimento, professor aposentado de São Bernardo. Páginas: 214. O livro permanece inédito e o autor procura patrocínio para publicação.

Ao escrever seu livro, professor Firmo aponta o que considera um erro de muitos: observar o liberalismo apenas em sentido político e econômico, entendendo-o como uma doutrina burguesa. Firmo prefere entender o liberalismo como uma oposição sistemática aos que impedem a liberdade humana. Diz o autor: "O liberalismo é uma doutrina que se identifica com a justiça social, com a liberdade e com a verdade".

Em seus estudos, professor Firmo percebeu que os trabalhos existentes sobre o período colonial não se estendem sobre as ideias liberais. Quis, então, juntar essas ideias liberais com os fatos históricos.

Um exemplo lembrado por Firmo Nascimento: Tiradentes não chamava suas ideias de liberais, mas era inata nele a liberdade.

Independente do foco central do seu pensamento e da sua tese, Firmo Araújo Nascimento oferece subsídios históricos importantes que formam um curso de História tal e qual o apresentava aos alunos da Escola Estadual João Ramalho, em São Bernardo. Particularmente, o capítulo 4, que focaliza São Paulo, é rico.

TRECHOS

1 - "São Paulo, nos fins do século 16, não passava de um lugarejo. Era, sem dúvida, uma pequena aldeia afastada do litoral e praticamente isolada do governo geral. Significava, portanto, que estava livre do governo geral, livre da administração central, pelo menos em linhas gerais. Esse fator iria desenvolver nos habitantes do núcleo certo espírito de solidariedade, porque a comunidade precisava ser coesa e unida, a fim de enfrentar as imensas dificuldades que se apresentavam de toda ordem".

2 - "O isolamento de São Paulo que se processou durante o período colonial, não só afastou os paulistas dos brasileiros, mas também da própria fiscalização direta do governo metropolitano. Tanto assim que a língua falada em Piratininga - segundo estudos de Teodoro Sampaio - era o tupi, pois um dos argumentos invocados era a de que as bandeiras 'se valiam do idioma tupi em seu trato civil e doméstico, exatamente como nos nossos dias se valem do português'."

3 - "A história de São Paulo revela a binômia inspiração liberal e vocação democrática. E Sérgio Buarque de Holanda acrescenta: 'Ninguém confundirá, também, liberal (da acepção política) com liberal no sentido humano de mão-aberta, dadivoso, desprendido'."

Eis aí a obra e o autor. O professor Firmo da Escola João Ramalho nos dá um presente. Quem sabe a própria escola, onde lecionou durante 22 anos, possa ser o canal a levar adiante o sonho do professor em ver o seu livro publicado e discutido entre as novas gerações.

NAS ONDAS DO RÁDIO

USP FM (93,7). "Memória". Uma entrevista com William Salém, ex-prefeito de São Paulo (parte 2). Produção e apresentação: Milton Parron. Trabalhos técnicos: Cido Tavares. Hoje, às 9h.

Trianon AM (740). "Quinta Avenida". Hoje: Orquestra suave de danças do violinista Guy Lombardo e os cantores Johnny Ray, Sue Mattheus, Michael Feinstein, Jaimee Paul, Barbara Cook, Tony Bennett, Billy Eckstine e o conjunto vocal The L.A.Voices, acompanhado pelos Super Saxes. Amanhã: big band do Rei do Swing, Benny Goodman, em raras gravações dos programas de rádio Produção e apresentação: Ronaldo Benvenga, com Marcelo de Almeida; coordenação: Lucas Neto. Hoje, às 19h; amanhã, às 9h. Na internet: www.comercialderadio.com.br e www.quintaavenida.mus.br

Eldorado AM (700). "Brasil em Todos os Tempos". 1) Fatos históricos que levaram à Proclamação da República; marechal Deodoro não queria ser presidente; 2) Juca Chaves, cantor e humorista, fala de bons e maus momentos do Brasil República; e da sua página na internet: www.jucachaves.com.br . Produção e apresentação, Geraldo Nunes; apoio, Valéria Rambaldi. Hoje, às 23h; amanhã, às 6h e 12h; às sextas-feiras, à meia-noite. Visitem o site: territorioeldorado.com.br .

Bandeirantes AM (840) e FM (90,9). "Memória". A ida de Ângela Maria (primeira parte). Produção e apresentação: Milton Parron. Hoje, às 23h, com reprise amanhã, às 5h.

ABC AM (1570). "Viagem no Tempo". Demétrius, "Ritmo da chuva" (versão própria); Roberto Carlos, "Coisa Bonita" (Roberto e Erasmo); Clara Nunes, "Conto de areia" (Romildo Bastos e Toninho Nascimento), a pedido do ouvinte José Andrade Pimentel, de Itaquera. Produção e apresentação: Marcelo Duarte. Amanhã, das 8h às 9h. Contatos: viagemnotempo@radioabc.com.br.

Pérola da Serra (87,5). "Reminiscências". Notas e casos de Ribeirão Pires. Com Américo e Lina Del Corto, Octavio David Filho, Idmir Pedro dos Santos, Walter Gallo, Idair F. Santos, Antonio Simões e Ademar Bertoldo. Amanhã, das 9h às 12h. Visite o site: www.peroladaserrafm.com.br.

DIÁRIO HÁ 30 ANOS

Quarta-feira, 7 de novembro de 1979

São Bernardo - Quinze anos após ser formado, Jardim Industrial não é reconhecido pela Prefeitura e moradores não pagam impostos.

Ribeirão Pires - Vila Gomes, Vila Belmiro, Jardim Guanabara, Parque Aliança e Vila Monteiro reivindicam linha de ônibus e estação ferroviária no Parque das Américas, em Mauá.

Diadema - Romeu da Costa Pereira, prefeito em exercício, promete soluções para problemas da Vila Lídia.

Editorial - Santo André, entre o abandono e a opulência.

Primeiro Plano (Eduardo Camargo) - A disputa dentro do Sindipeças.

Polícia - Outra fuga espetacular: Bola Sete está assaltando na região.

EM 7 DE NOVEMBRO DE...

1864 - João Crispiniano Soares assume a presidência da Província de São Paulo - hoje seria governador do Estado.

1944 - Fambra (Fabril e Mercantil Brasileira) solicita alvará para construção de uma vila operária na Rua Margarida, em Santo André.

1964 - UDN indica Carlos Lacerda como candidato à presidência da República.

1984 - Governo instituí os Juizados de Pequenas Causas.

2004 - Ministério da Educação realiza o primeiro Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) em 361 cidades, com 90,16% de comparecimento.

HOJE

Dia Internacional da Aviação Civil, Dia do Pau-Brasil e Dia do Tribunal de Contas.

SANTOS DO DIA

Amaranto, Carina, Ernesto, Pedro de Ruffia e Vilibrordo (bispo).

Padre Augusto Ramirez Monastério. Franciscano. Vigário da Paróquia de São Francisco, em Antígua, Guatemala. Foi assassinado em 7 de novembro de 1983. Lutava pela libertação do povo e por justiça.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;