Memória Titulo Memória
Um presente no aniversário de Santo André
Ademir Medici
04/04/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A cidade ganha o seu terceiro selo oficial dos Correios

O primeiro selo foi lançado em 1953, data do IV Centenário da Vila de Santo André da Borda do Campo; o segundo, em 2008, por ocasião dos 70 anos de fundação do Sindicato dos Químicos do ABC.

Memória na TV entrevista nesta semana o prefeito de Santo André, Paulo Serra. Em pauta: o aniversário da cidade, comemorado oficialmente em 8 de abril. O prefeito relaciona o trabalho que o seu governo vem desenvolvendo no campo da construção da memória. Informa que o desfile de 7 de setembro, Dia da Pátria, retornará neste ano. E mostra o selo oficial que a cidade ganhou e que será lançado na próxima segunda-feira, feriado local.

É um belo selo, que pode ser chamado de gratidão dos Correios, por ter a Prefeitura de Santo André revitalizado e modernizado trecho da Praça IV Centenário, junto à agência central dos Correios, uma obra entregue em dezembro do ano passado e que permanece intacta, sem a praga da pichação que havia detonado o edifício, causando uma péssima impressão.

Na oportunidade foi também restaurado e colocado no seu devido lugar o marco zero do município.

A entrevista do prefeito Paulo Serra entra no ar hoje. Basta acessar www.dgabc.com.br , que é o site do Diário OnLine.

Pelo resgate do orgulho do andreense

Da fala de Paulo Serra

no Memória na TV

Sempre digo: sou andreense. Meus pais são andreenses. Minha esposa e filha também. Fui criado na Vila Guiomar. Temos uma ligação muito forte com essas raízes.

Faz parte do objetivo da nossa gestão resgatar o orgulho do andreense. Muitas vezes o poder público faz e se as pessoas não têm esse sentimento de pertencimento, seja por um parque, uma rua, elas não ajudam a cuidar. Pior: algumas acabam depredando o equipamento.

Paranapiacaba foi um dos primeiros setores que começamos a recuperar. Convido as pessoas a visitarem Paranapiacaba, que ganhou uma nova estação do trem, a sede da guarda, o museu Castelinho, a igreja revitalizada, o relógio em processo de revitalização. O Estado reconheceu que a vila está atraindo mais gente, com uma estrutura melhor, e o trem expresso virá também aos sábados.

Na área central, os cuidados da administração voltam-se ao Parque Sabina, Cine-Teatro Carlos Gomes e Museu Octaviano Gaiarsa, entre outros equipamentos.

A nova versão da histórica Feira da Fraternidade, uma criação da Feasa (Federação das Entidades Assistenciais de Santo André), será revivida nos dias 27 e 28 de abril, no Paço Municipal.

E em setembro retornará o desfile do Dia da Pátria, na Avenida Firestone.

Interação com Facebook

‘Da utilidade das interjeições’

Os gramáticos – profissionais da língua que costumam copiar-se uns aos outros – definem a interjeição como uma palavra invariável, ou locução, que exprime emoção; ou seja: “Afetos vivos e súbitos da alma, como dor, alegria, espanto” (cf. acabo de copiar, também eu, do venerando e falecido gramático Eduardo Carlos Pereira). 

Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Terça-feira, 4 de abril de 1989 – ano 31, edição 7030

Manchete – Empresas abandonam negociação salarial 

Fiesp aceita repor até 15,18%. Governo não sabe mais o que fazer. Imposto de Renda continua sem definição.

São Bernardo – Prefeito Mauricio Soares anuncia a criação de uma empresa municipal de transportes; ideia desagrada Associação de Transportes Coletivos do Grande ABC.

Educação – Senai-SP instala escola de informática em São Caetano.

Cultura & Lazer – Italo Dal’Mas, 62 anos, tomou posse ontem como o primeiro assessor de Cultura de São Caetano. O cargo foi criado pelo prefeito Luiz Tortorello.

Volei masculino – Pirelli-Santo André vence o Fiat-Minas, em Belo Horizonte, e conquista o tetracampeonato brasileiro.

Segurança nas Estradas – Em dois dias, 5.365 multas por falta de uso do cinto nas estradas.

Polícia – PM sufoca rebelião de presos na cadeia de São Bernardo

Em 4 de abril de...

1919 – O senador Ruy Barbosa era esperado em São Paulo para uma conferência no Teatro Municipal. Candidato à Presidência da República, tinha o apoio decisivo do Estadão.

Já o Correio Paulistano, que apoiava Epitácio Pessoa, preferiu transcrever um editorial do Estadão, de 1893, quando o jornal rival criticava o mesmo Ruy Barbosa, que agora merecia o seu apoio.

Internacional

Do noticiário do Estadão: o comércio inglês com a América do Sul; a propaganda do café nos Estados Unidos.

1949 – Instituída a Bandeira de Santo André, uma das primeiras entre os municípios brasileiros e que foi posteriormente modificada.

Municípios Brasileiros

Celebram aniversários em 4 de abril:

Em São Paulo, Alfredo Marcondes, Aramina, Cruzália, Itajobi, Jaci, Marília e São José do Rio Pardo. Marília foi formado em 1926 e instalado, como município, em 4 de abril de 1929, quando se separa de Cafelândia.

Em Sergipe, Aquidabã

Na Paraíba, Coremas

Na Bahia, Dom Macedo Costa

No Rio Grande do Norte, Extremoz e Governador Dix-Sept Rosado

No Espírito Santo, Presidente Kennedy

No Rio Grande do Sul, São Gabriel

Fonte: IBGE

Santos do Dia

Casimiro

Pedro de Poitiers

Platão (monge)




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;