Memória Titulo COLUNA
Pelas alamedas do Cemitério Bom Jesus

Mato roçado, jazigos caiados: Paranapiacaba valoriza o seu museu ao ar livre

Ademir Medic
26/02/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


Ah, os cemitérios do Grande ABC. Quantas histórias! Tivemos cemitérios anexos às primeiras igrejas, no Pilar Velho (Ribeirão Pires) e na Estação Rio Grande, hoje sede do município de Rio Grande da Serra.

Outros dois cemitérios bem antigos ficavam nas sedes das fazendas São Bernardo e São Caetano, ambas dos beneditinos, criadas no início do século XVIII.

Do século XIX eram os cemitérios junto à antiga igreja da Boa Viagem, em São Bernardo, no início do século XIX; o Cemitério dos Bexiguentos, destinado aos óbitos motivados pela varíola e que ficava no Caminho do Pilar, onde está hoje a Casa da Esperança de Santo André, na Vila Assunção; o Cemitério dos Polacos, que foi encoberto pela Represa Billings, e cujas cruzes dos jazigos – algumas delas – foram transferidas para o Cemitério Municipal, hoje o Cemitério de Vila Euclides.

O Córrego do Cemitério, que passa na Praça Cívica do Paço de Santo André, deve o nome a qual cemitério?

Do inventário dos cemitérios do Grande ABC, os mais antigos sobreviventes são da segunda metade do século XIX, o de Vila Euclides e o de Paranapiacaba, o Bom Jesus, verdadeiros museus a céu aberto, como sempre dizemos.

E o de Paranapiacaba, ao lado da igrejinha, estava encoberto pelo mato. Não está mais. Conferimos na quinta-feira da semana passada, levados por esses quatro colaboradores da revitalização da igreja, do cemitério e do entorno – que ganharam até bancos chumbados no solo. Bons ventos sopram pelos lados do Alto da Serra.

A reforma da igreja de Paranapiacaba
- Inauguração: 16 de março, um sábado.
- Programação: celebração de duas missas, às 11h e 16h, esta pelo bispo diocesano dom Pedro Cipollini
- Participação: Coral da OAB de Santo André
 

Interação com Facebook

‘Minha tia, ô mulher cabeçuda’

Embora tia Nhanhã já tenha dito e repetido que não quer candidatar-se a presidente da República de jeito nenhum, aqui em casa estamos todos tentando convencê-la a concorrer ao menos a um cargo de senador.

Da crônica de Lourenço Diaféria publicada pelo Diário em 26 de fevereiro de 1989. Confiram a íntegra no Facebook da Memória – acessem o endereço acima.

Diário há 30 anos

Domingo, 26 de fevereiro de 1989 – ano 31, edição 6998

Manchete – Presidente José Sarney afirma que a Amazônia não corre perigo
Grande ABC – Setenta mil usuários já andam de trólebus, todo dia, três meses após implantado o sistema. O repórter-fotográfico Fernando Ferreira fotografa um dos passageiros, Renato Pancetti, secretário de Obras de Santo André, usuário desde o início.

Em 26 de fevereiro de...

1919 – O Dr. Henrique Villaboim, delegado de polícia do município de São Bernardo, trabalha para descobrir o autor do assassinato de um empregado do tenente-coronel Alfredo Flaquer, há dias em um sítio de sua propriedade.
- Sucessão presidencial. Do noticiário do Correio Paulistano: realizou-se ontem no Rio de Janeiro a convenção nacional, adotando-se a candidatura do senador Epitácio Pessoa.

Do noticiário do Estadão:
- A Cruz Vermelha Brasileira em São Paulo apresenta o relatório dos seus trabalhos por ocasião da gripe espanhola.
- Internacional – Demissão coletiva do Ministério na Espanha.
- Carnaval 1919 – Auto para o Carnaval. Aluga-se uma Ford para o primeiro e terceiro dias. Preço 400$000. Cartas a Jap, nesta redação.
1939 – Fundado, na Vila Camponesa, em São Bernardo, o Esporte Clube São José, antecessor do Piraporinha Futebol Clube.
 

Santos do Dia

- Deodoro
- Nestor
- Alexandre do Egito


Hoje

- Dia do Comediante


Municípios Brasileiros

- Hoje é o aniversário de Canudos, na Bahia 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;