Nacional Titulo
Operação de combate ao cigarro ilegal é lançada no Rio
Da Agência Brasil
22/01/2003 | 13:01
Compartilhar notícia


A Associação Brasileira de Combate à Falsificação lançou nesta quarta-feira, no Rio de Janeiro, a maior operação de combate ao cigarro ilegal vendido no varejo já realizada em território nacional.

A operação, que deverá ganhar as ruas no início de fevereiro, faz parte de uma campanha que contará com as parcerias da Polícia Federal e civil. Dez cidades onde há maior concentração de comércio ilegal de cigarros serão atingidas pela operação. As cidades são: Porto Alegre, Curitiba, São Paulo, Campinas, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife e Goiânia.

Segundo o diretor da Associação, Fernando Ramazzini, o trabalho começou em caráter experimental ,no final do ano passado, em Porto Alegre. Durante um mês foram apreendidos 813 mil cigarros falsificados em mais de mil estabelecimentos. Além do prejuízo por não arrecadarem impostos, o cigarro ilegal não segue padrões internacionais de qualidade.

Uma análise feita nas marcas comercializadas ilegalmente, constatou que 30% possuem em sua composição cunarina, um agente de sabor cujo o uso foi proibido em diversos países, inclusive o Brasil. Em 47% das marcas analisadas verificou-se a presença de corpos estranhos como grão de areia, pedaços de barbante, insetos e material plástico.

Além disso sete marcas (23%) apresentaram contagem microbiológica acima dos padrões máximos aceitáveis.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;