Setecidades Titulo Avanço
FMABC fecha acordo internacional para pesquisa

Parceria de cinco anos pretende ampliar e qualificar produção de ensaios clínicos

Da Redação
04/11/2018 | 07:00
Compartilhar notícia


A FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), em Santo André, assinou acordo com a IQVIA – The Human Data Science, organização de pesquisa internacional dedicada à prestação de serviços em pesquisa clínica a empresas envolvidas no desenvolvimento, distribuição e venda de produtos farmacêuticos. A aliança, que tem duração de cinco anos, pretende, além de internacionalizar a instituição de Ensino Superior da região, expandir o desenvolvimento clínico e priorizar a segurança dos participantes.

“Hoje, a faculdade tem pesquisadores excelentes, que publicam nas maiores revistas do mundo. No entanto, ainda falta um pouco de sistematização e de internacionalização nesta área. Não tenho dúvidas de que avançaremos muito a partir da parceria com a IQVIA”, garante o diretor-geral da FMABC, David Everson Uip.

Conforme o diretor-geral da instituição de Ensino superior, o contrato trará novos estudos para o Grande ABC, tendo em vista que a FMABC passará a ser polo de pesquisas da IQVIA na América do Sul. “Estamos falando de uma das maiores companhias do mundo nesta área. A pesquisa junto a uma empresa como essa é muito auditada, o que aumenta as possibilidades de publicação internacional. A parceria certamente nos ajudará no desenvolvimento de novos processos, na gestão das pesquisas clínicas da faculdade, no aprimoramento do trabalho e dos nossos resultados.”

No que diz respeito a divisão de tarefas, a FMABC ficará responsável pelos aspectos de operação e gerenciamento dos ensaios clínicos, incluindo a manutenção das instalações e equipamentos, e também pelo recrutamento de pacientes. Os estudos serão conduzidos pela faculdade, utilizando a infraestrutura disponível e equipe própria.

Já a IQVIA atuará na captação de parceiros e oportunidades de novos ensaios clínicos para a faculdade. Para isso, serão realizadas avaliações periódicas para examinar as instalações e os processos de trabalho da instituição andreense, a fim de garantir que estejam em conformidade com as leis brasileiras e regulamentações da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), do FDA (Food and Drug Administration) – órgão responsável pelo controle de medicamentos e alimentos nos Estados Unidos – e demais diretrizes internacionais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;