Economia Titulo
Autometal vai inaugurar nova unidade no ABC
Do Diário do Grande ABC
11/11/2005 | 08:50
Compartilhar notícia


A Autometal está expandindo suas atividades no Grande ABC, com a ampliação de sua unidade em São Bernardo. A fabricante de autopeças deve inaugurar a nova estrutura em fevereiro de 2006, num terreno de 3,5 mil m² ao lado de sua própria planta industrial, que produzirá peças injetadas cromadas. Com isso, a Autometal diversificará sua produção, hoje centralizada em peças injetadas pintadas.

O investimento total não foi revelado, mas já foram gastos pelo menos R$ 300 mil na compra de três robôs manipuladores de peças, da fabricante austríaca Wittmann, para a futura unidade – cinco robôs ainda serão instalados nas novas instalações até o final de 2006, e mais 10 entre 2007 e 2008, distribuídos por outras plantas da empresa, em Diadema e Camaçari (BA).

De acordo com o gerente da Planta e Manutenção da Unidade de Injeção da Autometal, Luiz Carlos Oliveira, serão criados 40 postos de trabalho com a ampliação das atividades produtivas. Hoje, a Autometal conta com 1.080 trabalhadores no Grande ABC.

Oliveira destaca que as aquisições de robôs não implicarão na redução de vagas. "A aquisição dos robôs não implica em cortes de postos de trabalho. Pelo contrário, com a nova fábrica estaremos empregando mais pessoas. O que acontece é que os funcionários serão realocados para outras funções", disse. A unidade será capaz de produzir 40 m³ de peças por hora. O volume total de produção, no entanto, ainda não pode ser especificado.

A Autometal fabrica produtos como calotas, maçanetas, tubos e molduras para veículos. Entre os seus principais clientes estão montadoras como GM, Ford, Volks, Scania, Fiat e empresas de autopeças.

Adaptação – Segundo o diretor geral da Wittmann do Brasil, Reinaldo Carmo Milito, os robôs vendidos para a Autometal foram adaptados para a nova unidade da empresa. "Esses robôs são modelos de linha, mas estamos fazendo mudanças para as especificações da Autometal, especialmente em relação aos espaços onde as máquinas funcionarão", afirmou.

Milito afirmou que as operações realizadas pelos robôs têm como principal vantagem o ganho em velocidade na linha de produção. "As tarefas podem ser feitas por humanos, mas por questões de segurança e pelo próprio desgaste do trabalho, serão realizadas pelas máquinas", afirmou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;