Esportes Titulo Fera
Andreense desponta
como prodígio do triatlo

Aos 15 anos, Gabriel Monteiro estreou com vitória na
modalidade; estudante treina seis por vezes por semana

Por Lígia Valezi
Especial para o Diário
02/04/2012 | 07:00
Compartilhar notícia


Seis dias por semana, com folga apenas às segundas-feiras, o estudante Gabriel Henrique Monteiro, 15 anos, se dedica a nadar, pedalar e correr. Com o treinamento, o morador do bairro Jardim Boa Vista, em Santo André, conquistou o pódio na primeira prova de triatlo que participou, em São Vicente, dia 25 de março.

Com a marca de 1h12m49s, o jovem foi campeão na categoria de 15 a 16 anos da primeira etapa do Circuito de Sprint Triathlon Santa Cecília. Com este tempo, o estudante ainda foi mais rápido que os vencedores das categorias de 17 a 19 anos e 20 a 24.

Na prova, o atleta percorreu 750 metros a nado, 20 quilômetros de bicicleta e mais cinco de corrida. "O sol estava muito forte. Foi a maior dificuldade que tive. Para fazer boa prova, precisamos equilibrar o desempenho nas três modalidades. É o segredo direto", contou.

Gabriel iniciou os treinos em outubro do ano passado. "Sempre nadei. Meu pai comprou uma bicicleta e comecei a pedalar. Logo depois, meu tio convidou minha família para correr a São Silvestre do ano passado. Então, comecei a me preparar para a competição", explicou.

O jovem pedalava pelas ruas da cidade para desespero da mãe, a professora Denise Isabella Monteiro, que tinha medo de acontecer algum acidente. Pouco depois, Gabriel encontrou um clube em São Bernardo especializado em treinamento de triatletas e passou a frequentar o espaço nos fins de semana.

O estudante afirma que hoje a rotina é mais tumultuada, mas consegue conciliar os treinos, a escola e o curso de inglês. "Quando tenho provas no colégio diminuo o ritmo dos treinos para estudar", explicou. Gabriel contou que não foram só os horários que mudaram. "Tive de alterar muito minha alimentação. Diminuir fast-food, além de comer mais carboidrato e proteínas", declarou.

Agora, o triatleta pretende participar das próximas três etapas do circuito e vencer em São Vicente. As provas ocorrem nos meses de maio, agosto e novembro. "A família me motiva bastante para participar e treinar. Meu pai sempre me acompanha nos treinos, principalmente de bike. Isso sempre é injeção de ânimo", disse.

O jovem afirmou que, se tiver chance, seguirá no esporte. No entanto, acha importante fazer faculdade. "Se ele escolher esta profissão eu o apoiaria. Gosto que pratique um esporte, é fundamental. Só fico apreensiva quando ele anda de bicicleta. Já vi um acidente e fiquei assustada", disse a mãe.

 

Modalidade requer disciplina rígida

Além de melhorar a resistência física, a prática do triatlo pode oferecer mais vantagens a seus adeptos. O estudante Gabriel Henrique Monteiro, de 15 anos, afirmou que está mais disciplinado, após cerca de seis meses de treinamento.

Para o técnico do atleta, o chileno Julio Vicuna, o jovem abre mão de muitas coisas para se dedicar ao esporte. "São seis dias de treinamento. Tudo isso requer vontade. Tem que abrir mão da bagunça, mas tem recompensa. Sei que ele é grande promessa para a região. Tudo depende dele e do meu trabalho como treinador", projetou.

O técnico de triatlo explicou que a modalidade oferece muito mais do que melhor rendimento físico. "Os resultados da prática do triathlon seguem para a vida. A modalidade ensina o atleta a ser organizado para cumprir os treinos, além de ser cuidadoso e respeitar o próprio corpo. Também trabalha com a paciência do triatleta", disse.

SIMULAOS
O técnico chileno promove simulados de triatlo no Clube de Campo do Sindicato dos Borracheiros, no Riacho Grande, em São Bernardo. O local chega a receber cerca de 200 triatletas, entre eles Gabriel, nos fins de semana, quando ocorrem as provas.

O técnico destacou que essa experiência pode preparar melhor os competidores. O preço para participar do simulado é a partir de R$55. Lá, os atletas podem nadar na represa Billings, além de pedalar e correr na Estrada Velha de Santos, que está desativada.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;