Setecidades Titulo
Ausência de placas esconde Rota do Frango com Polenta
Illenia Negrin
Do Diário do Grande ABC
06/06/2004 | 21:25
Compartilhar notícia


  Um visitante que chegar a São Bernardo pela primeira vez dificilmente saberá que existe uma rota de restaurantes famosa na cidade. O pólo gastronômico mais conhecido da região, a Rota do Frango com Polenta, passa por uma crise de identidade. Quase não há placas mostrando os caminhos que levam à avenida Maria Servidei Demarchi, e elas também estão ausentes na via Anchieta, que dá acesso à avenida.

E só a propaganda feita na base do boca-a-boca, segundo os proprietários, já não é suficiente. A oferta, hoje, é maior que a demanda pelos tradicionais pratos italianos. “Quem já conhece, volta mais vezes. Mas quem nunca veio e nem ouviu falar, hoje em dia fica sem conhecer nossa rota”, afirmou José Roberto Ferreira, do Restaurante São Francisco.

Os donos dos 11 estabelecimentos que compõem a rota afirmam em coro: o momento é de crise. O movimento caiu cerca de 35%, e o negócio ainda é lucrativo porque as multidões que invadem os restaurantes no final de semana ainda compensam o fraco desempenho de segunda-feira à quinta-feira. E também porque muitos alugam os espaços ociosos para eventos, formaturas e, principalmente, casamentos. Qualquer incentivo por parte da Prefeitura, que estimulasse o turismo na avenida, seria muito bem-vindo, afirmam.

“A avenida podia ser revitalizada, mais iluminada, mais bonita. Os impostos também são muito altos, poderia haver um incentivo fiscal. Mantemos um ponto turístico importante para a cidade. O público precisa redescobrir a rota”, disse Dalcir Perin, do Pinheirão Grill.

Hoje, nem o site oficial da Prefeitura de São Bernardo menciona a Rota. E o grande portal colocado na entrada da avenida, que dava identidade ao caminho do frango com polenta, não existe mais. Quando a Maria Servidei Demarchi foi duplicada, ele foi retirado, com a promessa de voltar maior e mais bonito. O que não aconteceu.

Enquanto a Rota sobrevive de tradição e da forma mais antiga de publicidade que existe, a feita pelo próprio cliente, a Prefeitura estuda um plano que deve sugerir “intervenções” na região para incentivar o turismo. De acordo com Paulo Tinoco, diretor de Turismo de São Bernardo, a idéia é fazer uma parceria com a Ecovias para implementar sinalização na Anchieta que indique os pontos interessantes a serem visitados na cidade, entre eles a Rota. “Sabemos da importância dela e de seu grande potencial turístico. Por isso estamos elaborando o plano de ação. Mas ainda não sabemos quando ele entrará em operação”, afirmou.

Esta foi a segunda de uma série de reportagens que o Diário publica para mostrar quem são os personagens que fazem parte da Rota do Frango com Polenta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;