Turismo Titulo
Na rota do pinhão
Christiane Ferreira
Do Diário do Grande ABC
17/04/2008 | 07:00
Compartilhar notícia


Com a chegada do outono e a esperança de dias mais frios, começam a pipocar pelas cidades do Brasil as festas em alusão ao pinhão, nativo da Mata Atlântica e delicioso em diversos tipos de pratos.

 A cidade de Campos do Jordão, a 194 quilômetros de São Paulo, abrigará entre os dias 24 de abril a 25 de maio a Temporada Gastronômica do Pinhão, que apresenta uma festa regional nas ruas da cidade e também ganha espaço diferenciado nos cardápios dos 19 restaurantes que têm o selo Cozinha da Montanha.

 Nos bosques e montanhas de toda a região a visão das araucárias, árvore cartão-postal da cidade e que dá a pinha, fruto da árvore fêmea, é um convite ao visitante. O pinhão se forma dentro de uma pinha, fechada, que com o tempo se abre.

 Na Temporada Gastronômica da cidade, chefs de cozinha criaram mais de 100 receitas diferenciadas, entre saladas, pratos principais e sobremesas.

 Os restaurantes que fazem parte do projeto são Araucária, Baden Baden, Baronesa Von Leithner, Bia Kaffee, Charpenter, Davos, Eco Parque Pesca na Montanha, Fondue Caramello, Hops, La Gália, Lê Capivari, Le Foyer, Lenz Gourmet, Mattherforn, Mercearia Campos, Safári Café, Spazio Di Paolo, Taberna do Leão e Vila Chã.

TURISMO

 As paisagens belas de Campos favorecem os passeios perto na natureza. O ar puro é só um convite a mais. O ideal desta época é aproveitar o fluxo pequeno de pessoas para apreciar tudo com calma, bem diferente da movimentação que começa no mês de junho e vai até meados de agosto.

 Ideal para namorar debaixo das árvores, o Horto Florestal também é indicado para quem deseja caminhar ou correr em trilhas de florestas de araucárias e pinho bravo.

 Vale reservar um tempo para passear de forma descompromissada pela Vila Capivari. Lá é possível encontrar artesanato, chocolates e muitas malhas para passar o inverno de acordo com as tendências de moda. Os preços em determinadas épocas são um pouco salgados. No entanto, se pesquisar é possível encontrar artigos de acordo com cada bolso.

 Quem gosta de aventura deve aproveitar a proximidade Pedra do Baú, conjunto localizado na divisa com São Bento do Sapucaí e formado pelas pedras Bauzinho, Baú e Ana Chata, procurado para trekking, vôo livre e alpinismo.

 Como há várias trilhas, o passeio pode variar entre cinco e seis horas. No entanto, é indicado contratar um guia, pois a chuva e a neblina comprometem as condições das estradas e das trilhas.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;