Política Titulo Indefinição
Falta de sinal da Saab preocupa S.Bernardo

Empresa confirmou que anunciaria fábrica
na cidade, mas Paço diz que não houve contato

Por Humberto Domiciano
Do Diário do Grande ABC
19/06/2017 | 07:25
Compartilhar notícia
Soraia Abreu Pedrozo/DGABC


A Prefeitura de São Bernardo manifestou preocupação com a indefinição sobre o local da fábrica da Saab no município. A empresa sueca, que deve fabricar suprimentos dos aviões-caça Gripen NG, não entrou em contato, segundo o Paço, sobre a sequência do projeto.

Na visão do Executivo, faltam detalhes sobre o início da produção e o impacto do programa para o município. “A empresa pode vir se instalar na cidade. O que tenho sobre a produção dos caças é notícia de jornal. Ouvi falar sobre aluguel de imóvel também. Considero importante (a instalação), pode ser novo case da indústria da região. Mas precisam trazer fato concreto”, comentou o prefeito Orlando Morando (PSDB).

Procurada pelo Diário, a Saab comunicou, por meio de nota, que divulgará mais informações sobre o projeto em breve. “Os detalhes da fábrica de suprimentos do programa Gripen estão sendo finalizados e serão anunciados no devido tempo. Este investimento faz parte do nosso comprometimento, dentro do programa Gripen, de contribuir para que a indústria de defesa e a Força Aérea brasileiras dominem todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento futuro de caças, a partir do programa de transferência de tecnologia iniciado em outubro de 2015”, completou.

De acordo com a empresa, mais de 50 engenheiros brasileiros estão sendo treinados nas instalações da Saab, na Suécia, e mais de 100 profissionais já voltaram para o Brasil e estão trabalhando no desenvolvimento da aeronave. Até 2024, segundo a companhia, mais de 350 profissionais brasileiros participarão de cursos e treinamento na Europa.

Os aviões-caça Gripen NG substituirão a frota de 36 aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) entre os anos de 2019 e 2024.

No fim do ano passado, a Saab inaugurou, junto com a Embraer, um centro de desenvolvimento do Gripen NG, em Gavião Peixoto, no Interior de São Paulo.

Durante a inauguração, o CEO da Saab, Hakan Buskhe, afirmou que a companhia estava verificando locais para construir a fábrica de aeroestruturas e que, apesar de São Bernardo ser o principal lugar estudado, o endereço seria anunciado apenas no começo deste ano, o que ainda não ocorreu.

O centro de Gavião Peixoto, conforme dados da empresa, funciona como hub (peça de transmissão de dados) de desenvolvimento tecnológico do Gripen NG no Brasil junto às empresas parceiras. A estrutura contempla o ambiente e os simuladores necessários para o desenvolvimento dos caças.

Além disso, o centro está conectado à Saab na Suécia e aos parceiros industriais brasileiros, tendo como foco a transferência de tecnologia e desenvolvimento eficientes. (Colaborou Raphael Rocha) 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;