Política Titulo
Covas: marcha nao reflete sentimento da maioria
Por Do Diário do Grande ABC
25/08/1999 | 23:15
Compartilhar notícia


O governador Mário Covas disse nesta quarta-feira que nao acredita que a Marcha dos 100 mil, que acontece esta quinta-feira (26), em Brasília, reflita o sentimento da maioria da populaçao brasileira. Segundo ele, "pode ser até que instantaneamente isso ocorra, basta ver os resultados que as pesquisas de opiniao vem apontando", disse Covas. "Há um sentimento generalizado de insatísfaçao. Negar isso é o óbvio." O governador disse nao estar preocupado "acima do normal" com a manifestaçao.

Segundo ele temos atualmente um país amadurecido, que tem difículdades, reclamaçoes, e desejos, capaz de realizar uma manifestaçao tranquila. O governador se recusa a usar a expressao "golpismo" ao se referir à ala da oposiçao que pede a saída do presidente Fernando Henrique Cardoso do governo. "Nao vejo isso como golpismo nem como ato de hostilidade, mas sim como uma açao reivindicatória", avaliou o governador.

Empréstimo - Covas afirmou que o estado de Sao Paulo nao tem mais o que negociar em relaçao ao pedido de empréstimo de US$ 100 milhoes junto ao Banco Mundial (BIRD). Segundo ele é fácil provar que o pedido de financiamento do BIRD faz parte do contrato de renegociaçao da dívida do estado. "Todos os termos da negociaçao estao na Resoluçao 118 do contrato que esta arquivado no Senado. É só ir lá e verificar", disse ele.

O governador negou as informaçoes do Banco Central, segundo as quais o estado de Sao Paulo tem resultado primário negativo. Segundo ele, o governo paulista tem resultado positivo e balanço superavitário a três anos. Quanto a afirmaçao do senador Osmar Dias (PSDB-PR), relator dos pedidos de empréstimos de Sao Paulo junto ao Banco Mundial, de que o financiamento do BIRD precisaria de um novo parecer do Banco Central, o governador disse que isso nao tem "lógica". "O estado nao está recebendo nenhum favor, mas sim um direito" disse ele.

Ao ser questionado se o Banco Central teria errado nessa questao, Covas respondeu: "O BC é capaz de errar", concluiu ele. O governador fez essas declaraçoes durante solenidade comemorativa do Dia do Soldado, que aconteceu no Quartel General do Comando Militar do Sudeste no Ibirapuera em Sao Paulo.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;