Economia Titulo
Países adotam Protocolo de Cartagena sobre biosegurança
Por Do Diário do Grande ABC
29/01/2000 | 14:10
Compartilhar notícia


Depois de uma semana de intensas negociaçoes, 130 países adotaram, nesta madrugada, em Montreal, o Protocolo de Cartagena sobre 'biosegurança', mecanismo que permitirá aos países um maior controle do comércio de organismos geneticamente modificados (OGM).

``É o primeiro acordo dentro da Convençao do Rio sobre a Diversidade Biológica, assinado por 176 países' da ONU, frisou o ministro colombiano do Meio Ambiente, Juan Mayr Maldonado, que presidiu a Conferência de Montreal.

Esta é a primeira vez que a comunidade internacional adota um acordo para impor restriçoes ao comércio internacional de produtos transgénicos, sementes, plantas, peixes, micróbios ou produtos agro-alimentícios, com o objetivo de proteger o meio ambiente.

Os países europeus se aliaram aos países em desenvolvimento a favor deste controle.

Este Protocolo ``mostra que os Estados Unidos nao sao os líderes do mundo no campo do meio ambiente', afirmou o ministro dinamarquês do Meio Ambiente, Svend Aucken, agregando que ``sem a Uniao Européia este acordo nao teria saído'.

Várias delegaçoes latinmo-americanas, entre elas México, Brasil, Colômbia, Venezuela e Equador, se congratularam com o Protocolo que tem ``um marco jurídico legal em nível mundial' que lhes permitirá defender sua biodiversidade, que consideram como uma das principais riquezas.

Apesar de ter sido alcançado em Montreal, o acordo leva o nome de 'Protocoilo de Cartagena' porque foi nessa cidade colombiana que se iniciaram as primeiras negociaçoes, em fevereiro de 99. A reuniao, nesta época terminou num fracassada.

O Grupo de Miami, comandado pelos EUA, era considerado o culpado pelo fracasso em Cartagena, por representar os interesses da cada vez mais poderosa indústria da biotecnología.

Nos Estados Unidos, um terço do milho e 50% da soja sao transgênicos e na Argentina, que produz 17% dos OGM do mundo, toda a produçao de soja é transgênica.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;