Economia Titulo Dissídio
TRT propõe reposição de inflação mais ganho real para trabalhadores de TI

Cerca de 15 mil profissionais atuam na região; categoria decide se aceita acordo no dia 23

Da Redação
14/03/2017 | 07:06
Compartilhar notícia


A negociação salarial dos trabalhadores de TI de São Paulo teve mais um desdobramento ontem. Após o pedido de dissídio apresentado pelo Seprosp (sindicato das empresas), o Sindpd (Sindicato dos Trabalhadores em Processamento de Dados e Tecnologia da Informação do Estado de São Paulo) e a comissão patronal se reuniram para a primeira audiência de conciliação, realizada no TRT ( Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região.

Durante a audiência, o TRT apresentou às duas partes proposta de conciliação que prevê a correção da inflação do ano passado além de um abono. O reajuste proposto pelo TRT foi de 6,29%, conforme o IPCA, a partir de 1º de janeiro, com acréscimo de abono de 10% a ser pago em agosto. O índice representa ganho financeiro de 7,05% sobre o salário mensal da categoria. Dos cerca de 90 mil profissionais que atuam no setor no Estado de São Paulo, em torno de 15 mil estão no Grande ABC.

A proposta do TRT já indica a possibilidade de julgamento estendido em caso de dissídio, o que poderia levar a decisão da campanha salarial apenas para o segundo semestre. Ciente das reivindicações dos trabalhadores – que anseiam pelo reajuste salarial imediato – e do cenário econômico do País, as entidades decidiram analisar a sugestão feita pelo TRT e devem retornar à mesa de negociação.

Com isso, as partes solicitaram ao TRT o sobrestamento, ou seja, a suspensão do processo de dissídio até o dia 23, para que possam tomar decisão até esta data. A comissão patronal representada pelo Seprosp deverá levar a proposta feita pelo tribunal para uma assembleia formada pelas empresas.

A proposta de conciliação feita pelo TRT é superior aos termos que haviam sido defendidos pelo Seprosp no momento em que o sindicato patronal levou a campanha para dissídio. No pedido apresentado, a comissão patronal sugeriu o fatiamento do reajuste salarial e incluiu cortes em direitos já estabelecidos, incluindo a PLR (Participação nos Lucros e Resultados). Agora, além de propor reajuste em parcela única, o TRT também sinaliza para a manutenção de todas as cláusulas já existentes na convenção coletiva de trabalho, além dos pontos que já haviam sido acertados antes, durante as mesas de negociação realizadas entre o Sindpd e os patrões.
 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;