Política Titulo
Cerimônia concorrida marca posse de Cafu no Fórum
Adriana Cardoso
e Léo Júnior
Da Redaçao
20/04/1999 | 00:15
Compartilhar notícia


Numa cerimônia concorrida, o sindicalista Carlos Augusto Cesar, 35 anos, o Cafu, tomou posse, nesta segunda, como o novo coordenador do colégio executivo do Fórum da Cidadania do Grande ABC no lugar do arquiteto Silvio Tadeu Pina. Participaram do evento secretários estaduais, políticos, prefeitos da regiao e representantes da sociedade civil.

Aproximadamente 300 pessoas lotaram o anfiteatro do Sesi (Serviço Social da Indústria) de Santo André, que tem capacidade para 248.

Em seu discurso de posse, Cafu prometeu lutar pela proposta de massificar o Fórum e melhorar a sua representatividade. "Precisamos organizar a entidade como um todo. Para isso, pretendemos visitar escolas, universidades e conversar com professores para debater o tema cidadania", disse.

O sindicalista reafirmou a sua proposta de realizar as plenárias itinerantes e que esse será um dos mecanismos de massificaçao do Fórum.

O secretário estadual de Planejamento Estratégico, Antonio Angarita, representou o governador Mário Covas (PSDB), que por motivos de doença nao pôde comparecer à cerimônia. "O Fórum qualifica-se almejando para si a cidadania. Essa é uma grande bandeira e prova que o Fórum é um método de diálogo. É uma idéia séria levada por pessoas sérias. Acredito que, por isso, todos os ex-coordenadores estejam festejando a eleiçao do Cafu, que é um sindicalista bastante respeitado na regiao", disse Angarita.

O secretário estadual de Relaçoes Trabalhistas, Walter Barelli, faz coro com Angarita. "O trabalho do Fórum é fundamental, que despertou muita coisa boa. A entidade foi responsável por várias campanhas meritórias e é um exemplo para outras regioes."

Quanto ao fato de um sindicalista estar à frente da entidade, Barelli disse que o rodízio dos segmentos na coordenaçao do colégio executivo é uma expressao do lema do Fórum, que é a cidadania.

Além de Angarita e Barelli, estiveram presentes o secretário de Justiça e Cidadania, Belizário dos Santos Júnior; e o adjunto de Recursos Hídricos, Joao Gilberto Lotufo Conejo.

O discurso do presidente nacional da CUT, Vicente Paulo da Silva, o Vicentinho, foi um dos marcos da cerimônia de posse da nova coordenaçao do Fórum. Vicentinho provocou risos na platéia ao ironizar o fato de o empresário Fausto Cestari ter iniciado o seu discurso chamando todos de companheiros. "Estamos nos entrosando cada vez mais. Companheiro é aquele que divide o pao e agora vemos como é bonito estarmos juntos, empresários e trabalhadores, num mesmo processo."

O presidente da CUT destacou as iniciativas positivas da entidade, principalmente da campanha Vote com Qualidade no Grande ABC. "Apesar de ter ficado decepcionado com o resultado das eleiçoes, entendo que o Fórum fez a sua parte. Quem errou foram os partidos que lançaram candidatos demais", disse.

Além de Cafu, tomaram posse no novo colégio Antonio Castillo Jato Júnior; Humberto Batella, Maria Helena Musachio, Luiz Augusto de Almeida e Fábio Vital.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;