Cultura & Lazer Titulo
Patch Adams volta, a pedidos
Por Gislaine Gutierre
Do Diário do Grande ABC
10/11/2007 | 07:05
Compartilhar notícia


O sucesso foi tanto que, a pedido dos telespectadores, a TV Cultura reprisa neste sábado, às 19h, o Roda Viva exibido no último dia 5, e que teve como convidado o médico norte-americano Patch Adams. O entrevistado inspirou o filme Patch Adams – O Amor é Contagioso (1998), protagonizado no cinema por Robin Williams, e ainda a ONG brasileira Doutores da Alegria, que leva humor e diversão a pacientes internados em hospitais.

A entrevista foi surpreendente e, por vezes, até desconcertante. Com uma visão nada convencional da medicina, Patch Adams falou da repercussão e das contribuições que o longa deu ao seu trabalho, sobre a medicina com amor e da importância da amizade para a cura.

O convidado fez duras críticas à indústria farmacêutica, ao sistema capitalista e ao seu país, os Estados Unidos, o qual classificou como a maior nação terrorista do globo.

Apaixonado por livros – e dono de milhares, sobre os mais diversos temas –, o médico revelou ser apreciador das obras de Paulo Freire e do criador do Teatro do Oprimido, Augusto Boal. E destacou a importância da cultura na formação do pensamento crítico.

Patch Adams ainda deixou parte da bancada sem jeito quando os convocou a cantar com ele, antes do intervalo. A bancada foi formada por Claudia Collucci (Folha de S. Paulo), Lucia Helena de Oliveira (revista Saúde), Wellington Nogueira (Doutores da Alegria), Silvia Campolim (revista Pesquisa Médica), Eugênio Scannavino Netto (médico, fundador do projeto Saúde e Alegria) e Ricardo Westin (O Estado de S. Paulo).



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;