Internacional Titulo
UE deve formar efetivo militar com 60 mil homens
Do Diário do Grande ABC
24/01/2000 | 14:31
Compartilhar notícia


Os ministros das Relaçoes Exteriores da Uniao Européia (UE) iniciaram nesta segunda-feira o debate sobre o futuro armamentista dos 15 países da aliança. Eles pretendem dotá-la de força militar de açao rápida com um efetivo de 60 mil homens.

A discussao segue a decisao dos líderes da UE ocorrida mês passado, na reuniao de Helsinque, na Finlândia, quando ficou claro que era preciso dotar a regiao de tropas capazes de atuar em questoes que a Organizaçao do Tratado do Atlântico Norte (Otan) nao pretende intervir.

``Precisamos aprender algumas liçoes com as atitudes hesitantes da Europa', ponderou o chanceler de Portugal, Jaime Gama, que assumiu a presidência rotativa da UE, referindo-se à demora do continente em reagir a crises como a dos Bálcas. Gama espera apresentar, na reuniao de cúpula da UE em Lisboa, nos dias 23 e 24, um relatório preliminar sobre o desenvolvimento da capacidade de defesa européia. O chanceler britânico Robin Cook enfatizou as declaraçoes de vários ministros, defendendo que a UE atue com cautela ``para garantir o direito de interface com a Otan'.

Alicerces - Também a partir de março os ministros esperam que estejam funcionando, interinamente, as instituiçoes que vao controlar a estrutura de defesa da UE, como ficou estabelecido na reuniao de Helsinque. Comitês militares e políticos vao ser criados para administrar possíveis crises e o efetivo militar.

Um grupo de chanceleres ressaltou ainda a necessária preparaçao das autoridades para a soluçao de crises civis. Como ressaltou Cook, ``qualquer intervençao representa invariavelmente um fracasso no esquema de prevençao'.

Na opiniao do secretário de Estado alemao, Christoph Zoepel, o ``uso da força militar deve ser apenas um último recurso para a administraçao da crise'. Um projeto militar claro, com propostas específicas, será apresentado ao fim da presidência portuguesa, em junho. Ampliando as bases - Outro item da agenda é o plano de reforma da aliança, para permitir que a UE comporte os 28 países membros que pretende congregar na próxima década. Essa ampliaçao implicará alteraçoes no sistema de votaçao, no perfil do Parlamento Europeu e na Comissao Executiva. Em meados de fevereiro, terao início as conversaçoes formais com os governos da Polônia, Hungria, República Tcheca, Estônia, Eslovênia e Chipre. A reuniao de Helsinque abriu as portas para a possível adesao de outros seis países: Romênia, Eslováquia, Lituânia, Latvia, Bulgária e Malta.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;