Turismo Titulo
Uma praia de Futuro
Miriam Gimenes
Enviada ao Ceará
25/09/2008 | 07:02
Compartilhar notícia
André Henriques/DGABC


A favorita. É assim que a Praia do Futuro, em Fortaleza, é considerada por cearenses e turistas. Além de ter as águas mais limpas de toda a orla - por ser a mais afastada da área urbana, a 8 quilômetros do Centro -, é nesta praia que ficam as barracas mais badaladas da capital. Tem uma para cada perfil: a da azaração, a apropriada para famílias, as que têm shows humorísticos e as especialistas na venda de caranguejo.

Além de distantes do Centro, as areias ‘do futuro', que têm cinco quilômetros de extensão, oferecem infra-estrutura semelhante à de um hotel. Algumas barracas - feitas de palha de carnaúba, árvore típica cearense - têm até piscina, palco para shows e playground. As mais conhecidas são a Crocobeach, a do Chico do Caranguejo, a Vila Galé e a Vira Verão.

O chileno Bernardo Toledo, que mora há 30 anos no litoral cearense, é uma das pessoas que se encantou pelo local. Questionado sobre a opção pelo Nordeste brasileiro, o gringo responde de bate-e-pronto: "É só dar uma olhadinha para frente. Este visual não tem preço que pague".

Bernardo trabalha em uma das barracas mais movimentadas da orla, a Saturno Beach, que, segundo ele, tem um perfil familiar. "Geralmente, o movimento maior é aos domingos, quando chegamos a vender mais de 3.000 caranguejos." Mas o especialista em Praia do Futuro acrescenta que, se a pessoa quer mais agito, deve procurar as barracas Vira Verão e Vila Galé. "É nestes lugares que a moçada bonita costuma se encontrar. A areia fica cheia, difícil até de andar", completa.

E basta andar durante uma hora por parte da orla para constatar a diferença. Mesmo em dia de chuva - difícil no Ceará, mas real, infelizmente, no dia em que foi feita a reportagem -, os grupos se formam e cada um se diverte à sua maneira. Quem agradece são os ambulantes, que existem aos montes no local.

Outro atrativo, também comum no Estado, são os ventos fortes. Eles deixam as ondas mais altas, o que favorece as manobras dos surfistas de plantão e dos aficionados por windsurfe.

BRONZE
Se você estiver andando pela Praia do Futuro e sentir um leve cheiro de coco, não pense que se trata de uma bebida alcoólica. Na verdade, o que pode estar sendo borrifado no ar é o chamado Jet Bronze, uma substância hidratante - geralmente vendida em barracas amarelas - que acelera o processo de bronzeamento.

O tratamento relâmpago é aplicado com um spray a pressão sobre a pele, o que promove um efeito diferente. O custo do ‘sol artificial' é de R$ 10 por sessão.

Repórter e fotógrafo viajaram a convite do Beach Park




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;