D+ Titulo
Este som já está na terceira idade
Por Juliana Ravelli
Do Diário do Grande ABC
10/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A história é tão longa e rica que fica difícil resumi-la. Sabe-se que as sementes do som que viraria o rock n' roll já existiam nas décadas de 1930 e 1940, nos Estados Unidos. No entanto, surgiu de fato nos anos 1950. É um caldeirão de estilos - country, jazz, blues, R&B e gospel - que resultaram numa sonoridade única.

Tem grande diversidade de artistas e ramificações. As letras falam de mundos fantásticos, fome, guerra, preconceito, injustiça e até demônios. Aliás, muitos roqueiros são chamados de satânicos. Apesar das polêmicas, incluindo as drogas, é preciso concordar: sempre soubeu falar de amor como poucos. Os megashows nasceram com o rock, reunindo milhares de seguidores num único espaço. Influenciou e abriu as portas para o pop.

No Brasil, chegou aos poucos. Tony Campello e a irmã Celly (famosa pela canção Banho de Lua) foram alguns dos precursores. Logo depois veio a Jovem Guarda, da qual o eterno roqueiro Erasmo Carlos e Roberto Carlos faziam parte. Nos anos 1960 surgiram Mutantes e Raul Seixas. Na época, a MPB era a queridinha, tanto que em 1967, rolou manifestação contra a invasão da guitarra elétrica. O estouro do rock brazuca ocorreu na década de 1980 com Titãs, Barão Vermelho, Paralamas do Sucesso e Legião Urbana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;