Cultura & Lazer Titulo
Sesc comemora um ano em Sto.André
Por Alessandro Soares
Do Diário do Grande ABC
15/02/2003 | 16:46
Compartilhar notícia


Uma forte presença cultural na região marcou o primeiro ano de atividades do Sesc Santo André, a ser completado em 9 de março. Trabalhar lacunas na oferta de atrações na cidade e no Grande ABC foi o objetivo desta unidade que recebeu, até dezembro do ano passado, 680 mil pessoas. Em 7 e 8 de março, está agendado show com Tom Zé no teatro (de R$ 6 a R$ 12). No mesmo mês, haverá duas mostras de fotos sobre a unidade. Uma de Gal Oppido e outra de alunos de uma oficina que o premiado fotógrafo realiza até o próximo fim de semana.

Uma comemoração tímida, quando se leva em conta a importância deste Sesc para o lazer do morador da região e até de São Paulo (17% do público que freqüenta a unidade vem da capital). Ao contrário de programar vários eventos para marcar a data, o Sesc optou por não vincular o aniversário às atrações e por manter o mês de março como “mais um período de atividades”. O diretor Felipe Mancebo chama as mostras fotográficas de “maneira poética de agradecer a essas quase 700 mil pessoas que são nossos colaboradores e que ajudaram a formatar essa unidade”.

Essa timidez, no entanto, desaparece nas ações previstas para o ano: manter peças em cartaz pelo menos durante dois meses – coisa rara na região –, adquirir projetor de 35mm e 16mm e exibir filmes do circuito de arte no espaço de eventos, firmar parceria com a Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer de Santo André nas comemorações dos 450 anos da cidade e integrar junto com o Sesc São Caetano o projeto musical Plataforma ABC, estendendo este evento para teatro e dança da região.

Inaugurado com show gratuito de Beth Carvalho, Lecy Brandão e Bezerra da Silva, que levou 8 mil pessoas ao estacionamento e arredores, o Sesc atingiu no domingo passado seu recorde de público em um fim de semana. Ao longo do dia, passaram por lá 10.772 pessoas. O bar da piscina, chamariz nestes dias de calor, recebeu o grupo de samba Bom Partido, de Florianópolis (SC), às 13h. Neste domingo, a atração é Produto do Morro, de São Paulo.

Na programação do teatro para este ano, destaque para Quando o Lobo Mau Conta a História, criação do próprio Sesc Santo André e previsto para outubro. São espetáculos com textos para o público infantil escritos por Nelson Rodrigues, Oscar Wilde e Plínio Marcos. Em abril, estão agendadas a estréia da peça Um Merlin, com Antônio Petrin, e a exposição O Mundo do Giramundo, com acervo e espetáculos do grupo mineiro de teatro de bonecos, ambos em abril. Em novembro, o ABC Dança terá espetáculos, oficinas e debates com grupos da região.

Em música e projetos especiais, a agenda já inclui Os Bregas Também Amam, shows com artistas que representam esse “gênero” em julho, Os Malditos, shows, cinema e exposição que mostrarão em agosto a arte marginal em diversas linguagens e épocas, e Manifesto Música Nova 40 anos, com shows e debates por conta do manifesto lançado há quatro décadas por Julio Medaglia, Rogério Duprat e Sergio Mendes.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;