Economia Titulo Metalúrgicos
Empregados da Mercedes acampam contra demissões

Funcionários exigem que empresa desista de cortar 500 postos de trabalho em São Bernardo

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
09/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Nario Barbosa/DGABC


Funcionários da Mercedes-Benz montaram ontem acampamento em praça localizada no Corredor ABD, no bairro Pauliceia, em São Bernardo. Os manifestantes protestam contra a decisão da empresa, anunciada no mês passado, de demitir grupo de 500 empregados que estavam em lay-off (suspensão temporária do contrato de trabalho).

Segundo Moisés Selerges Júnior, diretor do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, foram instaladas 12 barracas no local, e os trabalhadores farão revezamento no acampamento. Ao todo, cerca de 300 pessoas deverão participar. “O principal objetivo é fazer com que a empresa abra negociações e busque uma alternativa contra os cortes.”

O sindicalista garante que o acampamento não será desmontado enquanto a companhia não chamar os trabalhadores para dialogar. “Entendemos que estamos nessa situação de crise, mas a empresa tem que ter paciência para preservar os empregos, até porque a economia é cíclica.”

Em nota, a Mercedes reitera que os cortes foram motivados pela “forte queda de vendas de caminhões e ônibus no mercado brasileiro”. A companhia lembra que, nos dias 29 de maio e 1º de junho, reabriu PDV (Programa de Demissão Voluntária) para que “os envolvidos saíssem da empresa com mais vantagens financeiras”.

Além dos 500 demitidos, o lay-off atinge outros 250 que possuem doenças ocupacionais e que permanecem suspensos até 30 de setembro. A Mercedes informa que a planta ainda possui excedente aproximado de 1.750 pessoas. A fábrica está em férias coletivas até o dia 15. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;