Setecidades Titulo Suspensão
Grande ABC tem 21 mil motoristas com CNH ameaçada

Dados correspondem a notificações enviadas a condutores nos 4 primeiros meses deste ano

Por Daniel Macário
Especial para o Diário
05/06/2015 | 07:00
Compartilhar notícia
Claudinei Plaza/DGABC


De acordo com dados fornecidos pelo Detran - SP (Departamento Estadual de Trânsito), de janeiro a abril deste ano, 21.223 condutores do Grande ABC receberam notificações informando sobre a possível suspensão do direito de dirigir.

O número é 23% superior ao mesmo período de 2014, quando o órgão encaminhou 16.379 correspondência.

Conforme determina a legislação federal de trânsito, todo condutor que atingir ou ultrapassar 20 pontos dentro do período de 12 meses será notificado e responderá a um processo administrativo para a suspensão do direito de dirigir.

Também responderá o motorista que cometer uma única infração gravíssima, que por si só pode gerar a suspensão da habilitação, como, por exemplo, conduzir depois de ter ingerido bebida alcoólica.

Em blitz de trânsito não há como a Polícia Militar ou outra autoridade distinguir se o condutor já extrapolou o limite, pois mesmo o motorista tendo sido notificado, ainda cabe recurso.

Na região, São Bernardo foi o município que teve o maior número de correspondências enviadas. Ao todo, 6.692 pessoas foram notificados. Já em Santo André, 5.595 podem ter o direito suspenso.

Diadema vem na sequência com 3.664 notificações enviadas para motoristas da cidade, seguida por São Caetano (2.530), Mauá (1.989), Ribeirão Pires (589) e Rio Grande da Serra (164).

O motorista notificado pelo Detran – SP não tem o direito suspenso imediata<CW-10>mente, pois a lei garante a ele a oportunidade de se defender, conforme prevê a resolução 182 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

De acordo com o departamento de trânsito, os condutores podem apresentar defesa e recurso contra o processo de suspensão do direito de dirigir de forma online, através do endereço www.detran.sp.gov.br.

Nos casos em que o motorista tiver que cumprir a suspensão, a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) só será normalizada quando o mesmo apresentar o certificado de conclusão do curso de reciclagem, que deve ser feito durante o período de suspensão.

A grade do curso é de 30 horas e abrange legislação de trânsito (12h), direção defensiva (8h), noções de primeiros socorros (4h) e relacionamento interpessoal (6h). O mesmo é oferecido pelos CFCs (Centros de Formação de Condutores). Alguns deles, com modalidade de curso a distância, como é o caso da unidade de Santo André. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;