Diarinho Titulo
Por que a árvore é verde?
Caroline Ropero
Especial para o Diário
10/07/2011 | 07:00
Compartilhar notícia


A folha da árvore é verde porque possui um pigmento natural chamado clorofila, que é responsável por fazer a fotossíntese, processo que permite o desenvolvimento da planta. Diferentemente do homem e animais, a planta não se alimenta de substâncias orgânicas, mas da luz de sol, água e nutrientes do solo.

Ao receber a luz solar para fazer fotossíntese, a clorofila absorve as cores vermelha e azul e reflete a verde (lembre-se que, conforme o Tira-dúvidas da semana passada, a luz do sol transmite essas três cores). Isso acontece com todos os vegetais. A diferença entre eles é o tom da cor. Quando a folha é novinha, o verde é mais claro e torna-se escuro depois de adulta, quando tem clorofila suficiente para se desenvolver.

Varia também de acordo com seu habitat. Quando está em local escuro, precisa de mais clorofila para fazer a fotossíntese; por isso, é mais verde. A que vive exposta ao sol precisa de menos para produzir energia, então é mais clara.

Os vegetais ainda possuem outros pigmentos, que ajudam a fotossíntese e podem deixar a planta com outra cor, como amarelada ou avermelhada.

 

Por que a cor muda com as estações do ano

É comum ver em países do Hemisfério Norte, como Estados Unidos e Canadá, árvores com folhas amarelas no outono. Isso ocorre porque a planta está se preparando para o inverno, quando cai nee e dificulta a absorção de água,elemento essencial para ela fazer fotossíntese.

Para sobreviver, a árvore precisa sugar os nutrientes das folhas e armazená-los para a época fria. Sem energia e água, as folhas perdem a cor, secam e morrem.

No Brasil o clima é diferente, mas o processo é o mesmo. Em algumas regiões, o inverno é seco e sem chuvas. Então a árvore precisa economizar água e energia para sobreviver. Além disso, transpira e perde água, como nós. Por isso, quando vemos planta sem folhas, não significa que esteja morta, pode estar apenas se recuperando.

Há casos em que pragas atacam o vegetal e sugam a seiva (açúcar que contém os nutrientes necessários para ela sobreviver). Com isso, perde força e morre.

O plátano é a árvore mais comum no Canadá e muda de cor conforme a época. No verão, é verde e cheia de folhas. No outono, elas ficam amarelas, depois vermelhas e caem. No inverno, a árvore fica pelada; na primavera, nascem folhas.

Nem todos os vegetais são verdes. O cipó-chumbo, por exemplo, não tem folhas nem clorofila, por isso é amarelo. Ele vive grudado em outras plantas e, para sobreviver, absorve o açúcar e os nutrientes que elas produzem. Em compensação, existem protozoários (bichinhos bem minúsculos) que são verdes porque possuem clorofila.

Amanda Medeiros, 8 anos, viu um filme da Barbie em que as árvores tinham formato de gigantescas flores coloridas. Foi aí que quis saber por que a árvore é verde. "Seria mais bonita se fosse roxa ou cor-de-rosa."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;