Economia Titulo
Caixa acelera retomada de imóveis em atraso
Verônica Lima
Do Diário do Grande ABC
23/08/2007 | 07:25
Compartilhar notícia


As facilidades oferecidas pelos bancos para compra da casa própria – com redução das taxas de juros e esticamento dos prazos de pagamento para até 25 anos – não representam que os inadimplentes terão vantagens no momento de renegociar parcelas em atraso. Pelo contrário.

Segundo a ANM (Associação Nacional dos Mutuários), a Caixa Econômica Federal tem intensificado a retomada de imóveis com prestações vencidas. A instituição está arrematando 70% das casas de mutuários inadimplentes e as levando a leilão. Por dia, cerca de 10 casas são leiloadas somente na região.

De acordo com o presidente da ANM, Marcelo Augusto Luz, no primeiro semestre de 2007 houve um aumento de 20% nos leilões extrajudiciais promovidos pela Caixa, em relação ao mesmo período do ano passado.

Em 2006, na Grande São Paulo havia em média 15 leilões por dia. Já no período de 2007 esse número pulou para 20 leilões ao dia. Ou seja, há mais pessoas perdendo casas do que no ano passado.

“O resultado disso é catastrófico para os mutuários, pois eles correm o risco de sofrer uma reintegração de posse, sem ao menos terem o direito de defesa”, aponta Luz.

Caixa - Ao contrário do que parece, a inadimplência vem caindo desde 2004, segundo a CEF. Para se ter uma idéia, em 2005 a inadimplência de contratos foi de 9,9%, em 2006 foi de 7,5% e em 2007 não alcançou 6% no primeiro semestre.

Dentro da lei - Além disso, a instituição afirma que após vários contatos com os mutuários inadimplentes, por meio de cartas e outros meios, é cumprido o que se prevê a legislação e contrato firmado.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;