Nacional Titulo
Hospital troca prontuários e 'mata' paciente
Por Do Diário do Grande ABC
11/01/2000 | 11:07
Compartilhar notícia


O Hospital Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, no Rio, provocou uma grande confusao, na última sexta-feira, ao trocar os prontuários de dois pacientes. A direçao do hospital informou à família do paciente Ivo Ferreira Peixoto, 79 anos, que ele havia morrido. No entanto, Ivo, internado em coma há 20 dias, estava vivo.

Depois de receber a notícia da 'morte' de Ivo, Ana Maria Peixoto da Silva, 39 anos, a filha do paciente, começou a preparar o velório e o enterro, segundo matéria publicada nesta terça-feira pelo jornal O Dia. Quando estava na funerária acertando os últimos detalhes da cerimônia, recebeu uma ligaçao do hospital, informando que havia sido trocado o prontuário de Ivo com o do paciente do leito vizinho, que morrera de insuficiência respiratória, hipertensao arterial e derrame cerebral. Os sintomas do paciente que morreu eram os mesmos do pai dela.

Por nao ter dinheiro para pagar as despesas do sepultamento, a família já tinha até recolhido dinheiro com parentes e amigos.

"Entramos em pânico porque nao tínhamos dinheiro. Recolhemos R$ 369 com nove pessoas. Foi constrangedor", contou Ana Maria ao jornal.

Indignada com o erro, a família Peixoto pensou em transferir Ivo para outro hospital. Depois, os parentes desistiram da idéia por temer que o quadro clínico do paciente se agravasse.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;