Cultura & Lazer Titulo
Não só para princesas
Luís Felipe Soares
Do Diário do Grande ABC
07/01/2011 | 07:04
Compartilhar notícia


 

Nos últimos anos, os estúdios Disney têm se voltado para aventuras criativas envolvendo grupos de brinquedos, peixes em alto-mar, uma família de super-heróis, carros circulando pelos Estados Unidos, robôs sentimentais e uma garçonete que sonha em abrir o próprio restaurante. A tradição de trazer às telas famosas princesas dos contos de fadas foi deixada de lado por um momento.

A magia do mundo do faz de conta é retomada em grande estilo com ‘Enrolados', que chega hoje aos cinemas brasileiros e com 11 cópias nas salas do Grande ABC. O filme traz com competência para as mais avançadas técnicas da animação uma das célebres personagens infantis do livros: Rapunzel.

A expectativa do público fã dos desenhos animados da Casa do Mickey é grande, assim como as da própria empresa. A Disney não poupou esforços para mostrar que ainda sabe adaptar fábulas literárias e especula-se que o orçamento do longa ultrapasse a cifra de US$ 200 milhões.

O filme dos diretores Nathan Greno e Byron Howard é caracterizado por ser o 50º longa-metragem de animação dos estúdios. De maneira a misturar a tradição com as novidades tecnológicas do século 21, a dupla dá vida a angelical protagonista por meio da computação gráfica e utiliza a tecnologia 3D na produção.

Apesar de todas as atenções estarem voltadas para Rapunzel, uma preocupação era com que ‘Enrolados' não ficasse ligado somente ao público feminino. O título original com o nome da princesa foi trocado para que os meninos também pudessem se sentir mais próximos da aventura. Atrair os garotos fica por conta do carisma do ladrão Flynn Ryder, que ajuda Rapunzel a deixar a torre na qual está presa para conhecer o mundo. A mudança da abordagem certamente será um obstáculo para que ela figure em lembranças ao lado de ícones da ‘realeza infantil' da casa como a Bela Adormecida, Cinderela e Jasmine.

Destaque também para o cavalo Maximus e o pequeno camaleão Pascal, responsáveis pelas principais tiradas cômicas da trama. Os momentos em que os quatro personagens se reúnem ditam o ritmo divertido com piadas que lembram o estilo pastelão.

A busca em unir o tradicional com o contemporâneo mostrado em ‘Enrolados' parece ser o caminho que a Disney quer adotar a partir de agora, com um sistema chamado de ‘O Melhor Dos Dois Mundos'. O passado e o futuro se encontram no presente.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;