Cíntia Bortotto Titulo Carreiras
Já pensou em fazer coaching?
Por Cíntia Bortotto
24/11/2014 | 07:05
Compartilhar notícia


O coaching cada vez ganha mais espaço no mundo corporativo. Geralmente envolve um coachee – aquele que será “treinado” ou terá sua habilidade desenvolvida – e o coach, ou seja, o profissional que ensina, o líder treinador. Quando um líder percebe que seu subordinado não realizou seu potencial máximo, ele pode estimulá-lo. Vamos ao passo a passo desta técnica:

- Criar conexão: é importante que o líder estabeleça ligação com a pessoa que está desenvolvendo. Para isso, é importante que procure saber o que esta pessoa deseja. Qual sua missão de vida? Em termos de trabalho, o que gostaria de desenvolver? O que faz bem? O que sobre seu autoconceito deveria melhorar? Como as pessoas lhe veem? Que tipo de tarefa é mais fácil e qual tipo é mais difícil de realizar? Quais são seus modelos de liderança? Ao saber mais sobre aquela pessoa, é mais fácil manter uma conexão. O processo de aprendizado nem sempre é fácil, portanto, o profissional precisa querer se desenvolver e ter relação de confiança estabelecida. No processo de coaching, quem o recebe, ou seja, o coachee, é sempre quem está no palco, no gramado. O técnico (ou coach) fica de fora instruindo, fazendo a pessoa refletir e mudar de comportamento.

- Estabelecer meta: o que deve ser alterado? Que comportamento? O que ele faz que não está da forma que gostaria? Como fazem as pessoas que têm esse comportamento da forma ideal? O que, de fato, motiva o coachee a mudar de comportamento? A meta deve ser um comportamento a ser alterado e é preciso ficar claro como a pessoa estará no fim do processo.

- Encontrar a fórmula do sucesso: todo adulto adquiriu, ao longo de sua trajetória, um repertório de comportamentos. Se ele procurar bem, vai encontrar um momento em que se comportou como gostaria. Quando isto acontecer, cabe ao treinador dissecar a fórmula, remontando o passo a passo comportamental do sucesso. Ele deve ajudar o coachee a mapear seu comportamento e revigorá-lo. Ele tem de acreditar que pode se comportar de forma bem sucedida, mesmo em condições adversas.

- Elaborar plano de ação: com a fórmula de sucesso elaborada, basta elucidar como e quando usá-la. O coachee deve se sentir minimamente confortável para fazê-lo. Para prepará-lo melhor para o seu desafio, é necessário fazer dois planos de contingência para ultrapassar obstáculos que ele saiba que irá encontrar.

- Lidar com os obstáculos: ao coach cabe elencar com o coachee quais serão os obstáculos que ele encontrará, da mesma forma que no plano de ação, ele vai ajudar o coachee a se lembrar de quando ele teve sucesso em uma situação similar. Assim, o líder vai elaborar plano de ação para o obstáculo um. Farão o mesmo para o obstáculo dois. Logicamente, um coach com formação tem outras técnicas e recursos que utiliza para lidar com obstáculos que aparecem no exercício da fórmula de sucesso, mas, de maneira geral, só este exercício já energiza o coachee e faz com que ele se sinta capaz e que se esforce para fazer as coisas de forma mais bem sucedida. O coach não só desafia e inspira seus subordinados como também pares, líderes, fornecedores e clientes. Ele atua perguntando, e não gerando respostas. Ele faz com que as pessoas pensem, sintam e tenham mais consciência de seus comportamentos.

E aí, você já pensou em investir desenvolvimento? É um caminho muito interessante. Siga confiante e boa sorte! 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;