Economia Titulo
Iveco concentra em Diadema distribuição de peças no país
Por Leone Farias
Do Diário do Grande ABC
30/04/2005 | 18:22
Compartilhar notícia


A Iveco, fabricante de caminhões do grupo Fiat, decidiu concentrar em Diadema todas as suas operações de abastecimento da rede de concessionárias da marca no país e também de mercados externos como Argentina, Venezuela, Colômbia, toda a América Central e Itália. Para isso, inaugurou um moderno centro de distribuição de peças e acessórios na cidade.

Com 3,5 mil m² de área, o centro substitui o que a empresa possuía em Betim (MG). A transferência vai reduzir o tempo médio de distribuição de peças para as concessionárias e por conseqüência, reduzir custos da operação. A estratégia pretende diminuir em 35% o tempo de entrega dos itens estocados, segundo estimativa da companhia, que não revelou o investimento.

O supervisor de logística da Iveco, Luiz Carlos de Sousa, afirma que a mudança vai proporcionar vantagens para as revendas e clientes e gerar bons resultados para a montadora, por conta da melhor eficiência do pós-venda. “O Grande ABC é um centro logístico por excelência, com proximidade de vários aeroportos e portos”, disse.

Sousa acrescenta que muitas transportadoras enviavam caminhões de Minas Gerais para consolidar a carga em centros de operação em São Paulo para, só então, partir para outras regiões do país. Dessa forma, o novo centro de distribuição também deve propiciar maior rentabilidade às companhias de transporte, que terão mais facilidade para gerir o estoque de 19 mil itens (entre peças e acessórios da marca).

O espaço usado pela Iveco pertence à TNT Logistics que, além de possuir o imóvel, é responsável pela operação logística da montadora, o que inclui desde a estocagem e manuseio até a expedição por transporte rodoviário. Foram gerados pela operadora 20 empregos no centro.

Em breve o centro deverá ganhar recursos de gestão informatizada. A meta é tornar os processos de recepção, estocagem e manuseio interno e expedição de materiais ainda mais ágeis e possibilitar o aumento do nível de informação com a rede de revendas, segundo Souza.

O supervisor afirma que as instalações vão garantir melhor distribuição de peças para a atividade crescente da Iveco no país. No primeiro trimestre, a montadora vendeu 1.055 veículos no atacado (da montadora para as concessionárias). O volume é menor do que a das grandes do setor (Mercedes-Benz, Volkswagen, Ford, Scania e Volvo) mas representa o maior crescimento (de 37,9%) na área de caminhões em relação a igual período de 2004.



Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;