Setecidades Titulo
Consórcio quer agora discutir UFABC com MEC
Fabrício Calado Moreira
Do Diário do Grande ABC
01/08/2005 | 08:34
Compartilhar notícia


Depois de praticamente ignorar o processo de tramitação do projeto de lei que criou a UFABC (Universidade Federal do Grande ABC), o Consórcio Intermunicipal quer agora convidar, formalmente, um representante do MEC (Ministério da Educação) para que ele relate aos prefeitos o modelo a ser adotado para a universidade. Nesta segunda-feira, em reunião em Santo André, integrantes da entidade discutem a possibilidade de formalizar o convite ao MEC.

A demanda de detalhamento da proposta partiu das secretarias de Educação das sete cidades. Havendo acordo entre os prefeitos que integram o Consórcio, o convite ao MEC deverá ser elaborado ao fim da reunião de segunda-feira.

Os outros cinco itens da pauta do encontro tratam, em linhas gerais, das áreas de meio ambiente e saúde. A discussão mais imediata é sobre a forma de participação do Consórcio na campanha para coleta de sangue na região, que vai de 20 a 27 de agosto. Haverá oito postos para doações, sendo dois em Santo André e dois em São Bernardo, e um em São Caetano, Diadema e Mauá. O posto de coleta de Ribeirão receberá também doações de Rio Grande da Serra.

Ainda na área da saúde, haverá exposição preliminar da proposta de convênio entre as sete cidades com a OPAS (Organização Panamericana de Saúde), o Ministério da Saúde e a Faculdade de Medicina do ABC. O foco da parceria é o SUS (Sistema Único de Saúde) da região. A reunião específica para tratar do assunto está marcada para 19 de agosto, às 9h, na sede do Consórcio.

Pauta verde - Para o meio ambiente serão discutido três pontos: o andamento do projeto de lei estadual que institui o PDPA (Plano de Desenvolvimento e Proteção Ambiental) das bacias hidrográficas Billings e Alto Tamanduateí, a composição dos representantes do Grande ABC no Comitê da Bacia Hidrográfica do Alto Tietê e a localização de ecopontos de coleta de pneus nas sete cidades.

A proposta do PDPA ainda está em fase de elaboração, a cargo da Área de Implementação de Meio Ambiente do Consórcio. O coordenador da área é o prefeito de Ribeirão, Clóvis Volpi (PV), que também ocupa a presidência do Subcomitê das Bacias Hidrográficas Billings e Alto Tamanduateí. Segundo ele, o projeto está na fase de juntar documentos. "Até dezembro deste ano, teremos o texto final para submeter ao comitê de bacias e à Assembléia", garante Volpi.

O coordenador da Área de Infra-estrutura do Consórcio, Renato Maués, apresentará aos prefeitos sugestões para a implantação, em cada cidade, de pontos de coleta de pneus usados para reciclagem. Os prefeitos deverão acertar parceria, por meio da Câmara Regional, para o Projeto Via Viva, que recicla e utiliza o material coletado como agregado de concreto.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;