Cultura & Lazer Titulo Especial Museus
Ipiranga deve
reabrir só em 2022

Museu recebia cerca de 3000 visitantes
por dia e apresentava problemas estruturais

Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
27/10/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Divulgação


 Às margens plácidas do Ipiranga resplande um edifício-monumento em obras. O Museu Paulista da Universidade de São Paulo, popularmente chamado de Museu do Ipiranga, que guarda grande acervo histórico do País, fechou o ano passado para reforma e só deve ser reaberto em 2022, ano do bicentenário da Independência. Os cerca de 3.000 visitantes que passavam diariamente por lá – grande parte de estudantes – terão de buscar, neste longo período, outras alternativas culturais.

O edifício do Museu Paulista tem quase 120 anos – projetado pelo arquiteto e engenheiro italiano Tommaso Gaudenzio Bezzi – e foi construído com um sistema comum na Europa do século 19, até recentemente pouco conhecido pelos especialistas em restauração daqui. Segundo a diretora do museu, a professora Sheila Walbe Ornstein, parte da degradação do prédio foi em razão do envelhecimento natural, acelerado por conta das transformações da área urbana da vizinhança.

O seu fechamento, acrescenta, foi para uma grande obra de restauro e modernização, incluindo projetos e obras de acessibilidade e de instalações elétricas, hidráulicas, dados e voz, além de expansão para melhor acomodar acervos, equipes e visitantes. “O fechamento foi antecipado por alguns meses, pois muito recentemente se observou, tecnicamente, descolamento de forros muito pesados constituídos de argamassa e jiçaras. Assim, de modo preventivo, e para se evitar acidentes com visitantes e equipe interna, foi decidido pelo seu fechamento.”

No ano passado foi feito o escoramento do forro. Agora estão sendo finalizadas as listas de diagnósticos, projetos e orçamentos para o desenvolvimento da reforma e obras. Estes projetos deverão ser submetidos a aprovação dos Órgãos de Preservação Municipal, Estadual e Federal e, simultaneamente, a equipe do Museu Paulista está montando toda a logística para transferir os mais de 120 mil itens de acervos para imóveis alugados nas imediações e que estão sendo adequados fisicamente para recebê-los.

“Trata-se de operação logística muito delicada e que deve ser realizada de forma muito meticulosa. A previsão é que ela ocorra em cerca de 12 meses a partir da finalização da adequação de imóveis alugados (já em curso)”, ressalta Sheila. O quadro Independência ou Morte (1988), de Pedro Américo, deve ser uma das únicas que permanecerão no local, por conta da dificuldade de deslocamento por conta de seu tamanho.

O valor do restauro – já falaram em R$ 21 milhões – só será conhecido depois da finalização dos projetos e deverá ser custeado com a iniciativa pública e privada.

ALTERNATIVAS
Para 2015, a diretora promete, assim que os imóveis específicos estiverem adequados, reabrir a biblioteca do Museu e o SAE (Serviço de Apoio ao Estudante), que receberá professores do ensino fundamental e médio interessados em oficinas sobre o aprendizado de história do País.

Enquanto não reabre, ela sugere a visita ao Museu Republicano Convenção de Itu (MRCI), que fica na Estância Turística de Itu e integra o Museu Paulista da Universidade de São Paulo. Lá tem acervos importantíssimos dos primeiros presidentes civis como Prudente de Moraes e Washington Luis.

Alguns itens do Ipiranga também estão expostos no Solar da Marquesa dos Santos (Páteo do Colégio, centro de São Paulo).




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;