Início
Clube
Banca
Colunista
Redes Sociais
DGABC

Sexta-Feira, 19 de Abril de 2024

Memória
>
COLUNA
Opção vegana no café em Paranapiacaba

Infinito Olhar, associação e natureza. Quem disse que a vila é apenas ferrovia?

Por Ademir Medici
Do Diário do Grande ABC
14/06/2019 | 07:00
Compartilhar notícia


A palestra proferida pelo professor Julio Abe Wakahara, dia 28 de maio, em Paranapiacaba, poderia ter acontecido na sede do União Lira Serrano, na plataforma da estação ferroviária, na igreja Bom Jesus reformada, nas arquibancadas do mais antigo estádio de futebol do Brasil.

O professor preferiu um espaço menor e mais aconchegante, a Associação Infinito Olhar, criada por um casal paulistano, mais o filho, que trocaram a São Paulo metrópole pela calma do Alto da Serra. Não se arrependeram.

Seguindo os passos de Julio Abe, gravamos o depoimento de Paulo Riscala Madi, e tomamos o café alternativo feito pela sua mulher, Elisangela Cristina de Oliveira, recebendo a assessoria do filho Caio.

Explica Riscala na gravação, que pode ser assistida no DGABC TV:
- Começamos com um projeto social que trabalha com fotografia – o olhar do jovem sobre Paranapiacaba – para eles valorizarem o lugar em que moram, valorizar as casas.
- Não são casas velhas; são casas históricas, que precisam de carinho e de manutenção.
- Alugamos um espaço na parte alta para expor a obra desses jovens. E a arte leva ao café.
- Todo mundo perguntava: não tem um café? Começamos a servir; do café foi para o bolo. Nos formamos baristas (profissional especializado em cafés de alta qualidade, que criam novas bebidas baseadas em café). Servimos produtos de pequenos produtores.
- Não temos refrigerantes de grandes marcas, temos sucos naturais. Temos o café gelado com cambuci, receita nossa. E as nossas opções são veganas. Há um público grande que vem a Paranapiacaba em busca da natureza e que encontra essa opção.

SERVIÇO
Claro, Julio Abe não escolheu a Associação Infinito Olhar apenas por causa do café diferenciado. Mas que foi uma escolha inteligente, não se tem dúvida.
O café do Infinito Olhar funciona de quinta a sexta, das 13h às 18h; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 19h.

MEMÓRIA NA TV
Paranapiacaba: a retomada
Entrevistados: professor Julio Abe Wakahara e Paulo Riscala Madi, do Infinito Olhar
No ar pelo Diário OnLine: www.dgabc.com.br

Diário há 30 anos
Quarta-feira, 14 de junho de 1989 – ano 32, edição 7091

Manchete – Devassa atinge primeira linha de ônibus em São Bernardo; Prefeitura colocou todas as linhas da Viação São Bernardo sob controle total do município, inclusive funcionários, material e equipamento.

Grande ABC – Justiça nega liminar à ação das prefeituras em favor da Represa Billings.

Diadema – Prefeitura vai pagar NCZ$ 4,8 mil para jogar lixo no Alvarenga, em São Bernardo.

Política – Felipe Cheidde obtém liminar no STF e pode reassumir mandato na Câmara Federal.

Indústria Automobilística – Mercedes-Benz, com fábricas em São Bernardo e Campinas, lança seis novos caminhões da sua nova linha de médios e semipesados, entre 11 e 16 toneladas. No setor de pesados, a Mercedes promete novo veículo, da linha 400, para 1990.

Indústria de Plásticos – Ouro Fino Plásticos Reforçados, de Ribeirão Pires, quer exportar banheiras para a Europa.

Em 14 de junho de...

1919 – Agita-se o noticiário esportivo no eixo Rio-São Paulo. Após as emoções do Sul-Americano, vencido pelo Brasil, vão jogar as seleções de São Paulo e Rio de Janeiro, em disputa da Taça Fuchs e do Prêmio Hebbé, patrocinados por duas casas comerciais.

- São Paulo estava escalado com Dyonisio, Barthô e Bianco, Sérgio, Amilcar e Nardini, Formiga, Heitor, Friedenreich, Neco e Arnaldo.

- Os cariocas viriam em trem de luxo, chegando na tarde de 14 de junho, véspera do jogo marcado para o campo da AA Palmeiras, na Ponte Grande.

Internacional

Do noticiário do Estadão: agitações antijaponesas na China.

Do noticiário do Correio Paulistano: posicionam-se as mulheres alemãs. Sra. Von Gierke, delegada do Partido Nacional, declara: “Queremos que as mulheres das nações aliadas venham à Alemanha para apreciar as nossas condições atuais. As mulheres prestes a serem mães estão morrendo por falta de nutrição”.

1969 – Nelly e Arlindo Zampieri casam-se em São Bernardo. O casal tem dois filhos: Silvia e Fábio.

Anibal, irmão de Arlindo, dizia que os Zampieri formam a primeira família de São Bernardo. E explica: o pai nasceu no bairro dos Casa; a mãe, no Riacho Grande; o casal muda para o Centro, ao lado da antiga Matriz, onde nascem todos os filhos. Endereço: Rua São Bernardo, número 1. Sendo assim... Obrigado, Aquile Zampieri!

1974 – Inaugurada a I Feira dos Municípios do Estado de São Paulo, em São Bernardo, com a participação de cidades do Grande São Paulo e do Interior, que divulgam sua produção agrícola, pecuária, artística e administrativa.

Santos do dia

- Beata Francisca Paula de Jesus, a Nhá Chica (Minas Gerais, São João del'Rei, 1810 – Baependi, 14-6-1895). Beatificada em 2013. 

- Iolanda da Polômoa

- Digna

- Rufino

Municípios brasileiros

Celebram aniversários em 14 de junho:

- Em Goiás, Água Fria de Goiás

- Em Tocantins, Aragominas

- Em Alagoas, Santana do Mundaú

- No Maranhão, São João Batista

Fonte: IBGE




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.