Esportes Titulo Futebol americano
Conheça os times dos campeonatos nacionais em 2011
Tiago Muniz
Especial para o Diário OnLine
02/02/2011 | 05:00
Compartilhar notícia


Os dois campeonatos nacionais têm, por enquanto, 29 times confirmados para as disputas. O Torneio Touchdown tem 16 inscritos e a LBFA (Liga Brasileira de Futebol Americano) vem com 13 times em suas fileiras, com possibilidade para a entrada de mais um, de acordo com sua diretoria. Confira a lista de times confirmados. O asterisco indica time filiado a clube de futebol da bola redonda.

LBFA - Brusque Admirals (SC), Coritiba Crocodiles* (PR), Curitiba Brown Spiders (PR), Cuiabá Arsenal (MT), Foz do Iguaçu Black Sharks (PR), Fluminense Imperadores* (RJ), Joinville Gladiators (SC), Minas Locomotiva, Porto Alegre Pumpkins (RS), Santa Cruz do Sul Chacais (SC), São José Istepôs (SC), São Paulo Storm (SP) e Sorocaba Vipers (SP).

Torneio Touchdown - ABC Corsários (SP), Botafogo Mamutes* (RJ), Corinthians Steamrollers* (SP), Curitiba Hurricanes (PR), Curitiba Predadores (PR), Corupá Bufallos (SC), Jaraguá Breakers (SC), Ponta Grossa Phantoms (PR), Santos Tsunami* (SP), Sorocaba Eagles (SP), Timbó Rhinos (SC), Tubarões do Cerrado (DF), Uberlândia Lobos (MG), Vasco da Gama Patriotas (RJ) e Vila Velha Tritões (ES).

Divisão e possível reunião

Em 2009, o Torneio Touchdown foi disputado por oito equipes que, depois de encerrada a competição, decidiram fundar sua própria liga por uma diferença de pensamento na gestão e assim começava a LBFA. “As equipes entenderam que a melhor maneira de administrar um grande campeonato era ter uma diretoria exclusivamente formada por membros das equipes”, afirma Ferreira.

O Torneio Touchdown, mesmo com a saída de todas as equipes que jogaram a primeira edição, continuou existindo. “Em 2009, o Grupo Gestor era composto por 4 representantes (além de mim como conselheiro). Vendo o resultado quando cada gestor representava seus rivais, propus uma filosofia pela qual cada time se representasse individualmente”, diz Adler.

Por causa destas diferenças de gestão, a separação foi inevitável e o futebol americano do Brasil celebrou o Cuiabá Arsenal e o Vila Velha Tritões (ES) como dois campeões de competições nacionais. Duas ligas separadas, promovendo campeonatos de bom nível, a situação lembra um pouco o que aconteceu nos Estados Unidos na década de 1960.

Tanto NFL e AFL organizavam campeonatos que atraíam atenção da mídia e disputavam os atletas oriundos das universidades. A solução? Elas se uniram. Será possível pensar num processo de reunião aqui no Brasil? Os dirigentes admitem essa possibilidade

“Sim, é possível. As duas competições nacionais contam com equipes fortes e reconhecidas pelo público. Eu acredito que a unificação das competições será uma evolução natural do esporte”, diz Ferreira. “Os resultados deste ano poderão nos dar esta resposta. É tudo muito novo, mas tudo muito excitante”, aposta Adler.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;