Setecidades Titulo Pronto Atendimento
Ministro inaugura UPA em S.Bernardo

Unidade vai atender população de 50 mil moradores do
Riacho Grande, em São Bernardo, e bairros vizinhos

Por Renan Fonseca
Do Diário do Grande ABC
05/12/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


O ministro da Saúde José Gomes Temporão inaugurou ontem a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) do Riacho Grande, em São Bernardo. O ministro elogiou a estrutura e lembrou que a unidade é a 91ª em funcionamento no País. Foram investidos mais de R$ 6 milhões na construção da unidade, sendo que o governo federal contribuiu com R$ 1,4 milhão.

O investimento vai atender toda a região do Riacho, com mais de 50 mil moradores. O local é adaptado para emergências de pequena e média complexidade. "A UPA do Riacho é um modelo de bom investimento dos repasses do governo federal", afirmou Temporão.

O secretário de Saúde do município, Arthur Chioro, lembrou que o atendimento na nova unidade não será feito pela ordem de chegada. "Uma equipe de triagem vai recepcionar os pacientes e avaliar a gravidade das situações", falou.

O funcionamento será 24h, todos os dias. O prédio conta com oito leitos - quatro adultos, dois infantis e dois para casos graves, com equipamentos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva).

MUDANÇAS - O secretário de Saúde vai aproveitar o funcionamento da UPA para reformar a UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Finco. Atendimento e equipamentos serão remanejados provisoriamente para o Pronto-Socorro Riacho Grande. A previsão é que até fevereiro a reforma seja concluída. Logo em seguida, o PS será transformado em UBS. "A população do Riacho se sente isolada e o PS tem de passar por mudanças", disse.

As próximas UPAs que serão construídas são Rudge Ramos, Silvina, Baeta, Paulicéia/Taboão e Alves Dias/Assunção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;