Economia Titulo Aviação
Redistribuídas autorizações de voo para Congonhas
Por Da Agência Brasil
26/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


Cinco empresas aéreas vão concorrer à distribuição das novas autorizações para pouso e decolagens, os chamados slots, no Aeroporto de Congonhas, o mais rentável do País. A redistribuição dos slots, que não estavam sendo usados, será feita pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), na segunda-feira.

Segundo a agência, Azul, Gol/Varig (que pertencem ao mesmo grupo), NHT, OceanAir, TAM e Webjet foram habilitadas para participar da redistribuição de 355 slots ociosos. Atualmente, apenas quatro companhias operam em Congonhas: Gol/Varig, OceanAir, Pantanal e TAM. De acordo com a Anac, a redistribuição deverá beneficiar os usuários. Com mais três empresas (Azul, NHT e Webjet) usando o aeroporto, o passageiro terá mais opções de rotas e horários. Além disso, com a maior concorrência, os preços das passagens podem baixar.

A agência garante que a chegada de mais três empresas no aeroporto não irá comprometer a segurança já que os limites de movimentação estabelecidos em 2007, durante o chamado ‘apagão aéreo', serão mantidos: 30 movimentos/hora para a aviação regular e quatro movimentos/hora para a aviação geral (aviões particulares, táxi-aéreo).

Tanto as empresas que já operam quanto as que pretendem começar a atuar em Congonhas poderão escolher seus slots. A ordem é definida por sorteio. Entre as companhias que já utilizam o aeroporto, a primeira a poder escolher um horário de pouso e outro de decolagem e a frequência destes voos durante a semana será a OceanAir. Em seguida, virão a Gol/Varig e a TAM.

A ordem entre as empresas que não operam em Congonhas ainda vai ser definida. Após a escolha dos slots, as companhias aéreas terão 30 dias para iniciar os voos, do contrário os slots serão redistribuídos em uma nova sessão.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;