Esportes Titulo Jogos Olímpicos
São Bernardo busca diálogo e selo olímpico federal em 2010
Marta Teixeira
Do Diário do Grande ABC
20/01/2010 | 07:00
Compartilhar notícia


A 2.389 dias de o Brasil receber a primeira edição na América do Sul dos Jogos Olímpicos, o secretário de Esportes e Lazer de São Bernardo, José Luiz Ferrarezi, espera que os municípios comecem a pensar como se inserir no projeto para o Rio-2016. "As cidades têm de ter nova postura, debater como se encaixam no projeto olímpico. O governo federal também precisa acompanhar este movimento e ver as cidades que estão investindo para criar um selo olímpico", defende o político, que destaca o momento especial do esporte no País. "É fundamental termos planejamentos de longo prazo, o esporte precisa estar dentro de outro olhar."

A postura segue a máxima que gastar em esporte e lazer é economizar no futuro em saúde e segurança. A lógica, famosa e respaldada por estudos da ONU (Organização das Nações Unidas), é a diretriz que Ferrarezi pretende enfatizar em São Bernardo. E em 2010, a estruturação do futebol e a ampliação dos atendimentos são as prioridades.

"No ano passado, conseguimos muitas ações significativas", diz Ferrarezi, que planeja "dar nova cara ao futebol da cidade". O Projeto Tigrinho em parceria com o São Bernardo Futebol Clube, beneficia 5.000 crianças em 34 escolinhas.

Além disso, cerca de 90 times integram a Liga de Futebol e mais de 250, não filiados, atuam no município. "Tudo isso precisa ser bem administrado", destaca.

Uma das preocupações é democratizar a utilização dos campos públicos (36), adotando sistema de permissão de uso coletivo para evitar o monopólio das instalações por única agremiação. A secretaria também planeja fazer de três a cinco campos com grama sintética para atender a comunidade. Atualmente, somente o Baetão possui o sistema.

"Mas se não tivermos alto rendimento de qualidade nada disso adianta. Felizmente, estamos bem neste cenário e São Bernardo e Palestra devem subir (para a Primeira e Segunda divisões do Paulista, respectivamente). Nosso objetivo é manter São Bernardo no foco competitivo", explica o secretário.

A ênfase também beneficiará outras modalidades, como o atletismo, que ganhará estádio a ser erguido na área do clube de campo da Volkswagen, e o esporte social. Atualmente, as unidades municipais de esportes atendem 14 mil pessoas.

No Programa Segundo Tempo, em convênio com o governo federal, 4.000 jovens terão atividades esportivas no contraturno escolar. Além disso, a secretaria implantará o Expresso Lazer, equipamentos móveis (ônibus ou caminhões), que irão à periferia levando atividades esportivas e de entretenimento.

O orçamento direto da secretaria será praticamente o mesmo de 2009 (R$ 18 milhões). Mas Ferrarezi planeja reforçar o caixa com ajuda de emendas parlamentares, que podem render até R$ 4,5 milhões a mais, recursos da Lei de Incentivo ao Esporte e convênios.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;