Esportes Titulo Campeonato
Timão vence millonarios e
garante vaga nas oitavas

Danilo marca o gol da vitória sobre o time colombiano,
em Bogotá, e vai para a próxima fase da Libertadores

Anderson Fattori
Do Diário do Grande ABC
04/04/2013 | 00:42
Compartilhar notícia


O Corinthians tomou sustos, sofreu mais do que se esperava, mas derrotou o Millonarios por 1 a 0, ontem, no Estádio El Campín, em Bogotá (Colômbia) e garantiu vaga nas oitavas de final da Libertadores.

A vitória levou o time aos dez pontos na liderança do Grupo 5 ao lado do Tijuana, que apenas empatou com o San Jose (1 a 1), ontem, na Bolívia. Assim, a última rodada, quarta-feira, vai definir o primeiro da chave. A necessidade da vitória empurrou o Millonarios para cima do Corinthians nos primeiros minutos do jogo. Irreconhecíveis, os brasileiros abusavam dos passes errados e pareciam surpreendidos com a postura do time colombiano.

Assim, o anfitrião criou pelo menos duas boas chances para abrir o placar. Logo aos dois, Torres recebeu ótimo cruzamento, mas cabeceou para fora. Quatro minutos depois, Montero obrigou Cássio a espalmar chute à escanteio.

A disparidade técnica entre os times era gritante. Bastou o time brasileiro se tranquilizar e tocar a bola para dominar as ações. Mesmo assim, era ineficaz e parecia satisfeito com o empate. As melhores chances na etapa foram com Emerson e Pato, em duas grandes defesas de Zapata. Na última tentativa, aos 41, Danilo arriscou, mas a bola foi por cima.

O segundo tempo começou exatamente como o primeiro: o Millonarios buscando o ataque e o Timão atordoado em campo. Com quatro minutos, Montero chutou de longe e acertou o travessão de Cássio.

Percebendo que a equipe não reagia, o técnico Tite trocou Alexandre Pato por Jorge Henrique. E, aos 12, logo no primeiro toque na bola, o atacante fez a diferença. Ele encontrou Danilo na entrada da área, o meia teve muita calma e chutou rasteiro, firme, para balançar a rede.

O gol deu tranquilidade ao Timão e deixou o Millionarios, que era eliminado perante os torcedores, desesperado. Limitado tecnicamente, o time colombiano voltou a assustar em falha de Cássio. Aos 20, o goleiro tentou cortar cruzamento e furou, a bola ficou viva na área até que Leudo mandou por cima do gol.

Os instantes finais foram de pressão. O empate só não saiu porque Rentería mandou por cima bola espalmada por Cássio, que não estava em grande noite. Mesmo assim, o time assegurou a vitória e a vaga.

 

Comissão de seis deputados vai a Oruro

O presidente do Corinthians, Mario Gobbi, encontrou ontem com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, para pedir apoio aos 12 corintianos presos em Oruro, na Bolívia. Gobbi esperava uma solução, mas as reuniões foram pouco produtivas.

Ainda em Brasília, grupo composto por seis deputados viajou para a Bolívia com a finalidade de prestar apoio aos torcedores. Os políticos se encontram hoje com parlamentares bolivianos, em La Paz, e amanhã vão a Oruro para conhecer a Penitenciária San Pedro. Andrés Sanches, ex-presidente do Corinthians, foi convidado para acompanhar a comitiva, mas recusou a viagem por problemas pessoais.

"Vamos reafirmar que o governo brasileiro está atento à situação dos brasileiros presos na Bolívia, não apenas dos torcedores corintianos, mas de todos os cidadãos", afirmou o deputado Nelson Pellegrino (PT), presidente da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.

Na semana passada, Ricardo Ferraço (PMDB-ES), presidente da Comissão de Relações Exteriores do Senado, também esteve em Oruro e classificou a prisão dos torcedores como "sequestro" e "abuso de poder".




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;