Esportes Titulo Copa do Mundo
Fifa volta a criticar projeto do Morumbi para a Copa de 2014
Por
22/09/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A Fifa endureceu ontem o discurso contra o Morumbi, maior candidato a ser palco do jogo de abertura da Copa de 2014. Segundo a entidade, o novo projeto de reforma do estádio do São Paulo não atende as exigências para as partidas mais importantes do Mundial que acontecerá no Brasil. As críticas, até então restrita às áreas externas, chegaram agora à parte interna, que teria capacidade apenas para receber a primeira fase da competição.

"Não vamos assinar embaixo de um projeto como esse", afirmou Jerome Valcke, secretário-geral da Fifa, em entrevista em Zurique, na Suíça. Hans Klaus, diretor de comunicações da entidade, vai ainda mais longe, insinuando que a solução pode ser mesmo a construção de um novo estádio em São Paulo. "A grande questão é se um estádio de algumas décadas está adaptado para hoje."

Questionado se pensava em uma nova arena, Valcke hesitou. "Eu não gostaria de falar as coisas dessa forma. Seria muito duro. Não estamos pedindo um novo estádio. Mas o que posso confirmar é que não podemos hoje assinar um papel dizendo que está tudo bem. Longe disso", afirmou.

O secretário-geral da Fifa optou por não entrar em detalhes. Mas sua equipe técnica indicou que, se as regras de segurança forem aplicadas, o Morumbi teria uma capacidade para menos de 60 mil pessoas. "Não estamos pedindo um novo estádio. O que estamos dizendo é que Morumbi não é um estádio perfeito para a Copa se quiser receber um jogo do nível de uma semifinal ou abertura", reforçou Valcke. "A questão é clara: se o Morumbi quer uma semifinal, precisa 65 mil lugares."

Em contrapartida, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, e o presidente do Tricolor, Juvenal Juvêncio, minimizaram as novas declarações de Jerome Valcke. "O Morumbi é o estádio de São Paulo para a Copa do Mundo de 2014", reiterou o prefeito. "Não existe a menor possibilidade de fazer outro estádio com dinheiro público na cidade. Isso dependeria da minha aprovação e eu não daria aval", completou.

Juvenal Juvêncio mantém a certeza de que, com a consultoria da empresa alemã GMP - que participou dos projetos de

dois estádios da Copa da Alemanha e de outros dois na àfrica do Sul -, o Morumbi conseguirá atender às exigências da Fifa e receber a abertura do Mundial de 2014. "O São Paulo tem uma posição muito correta e firme, está com o projeto bastante avançado, pois 84% da nossa arena está pronta", opinou.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;