Esportes Titulo Lula afiado
'Craque só joga no Brasil antes de se aposentar'
23/05/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Durante entrevista coletiva em Ancara, na Turquia, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez ontem críticas ao futebol brasileiro. Segundo ele, os craques só voltam a jogar no Brasil quando estão prestes a se aposentar. Depois, falando como um torcedor corintiano, ainda cutucou o atacante Ronaldo. "Já tem três jogos que ele não faz gol", cobrou.

De acordo com Lula, não há clube no Brasil com dinheiro para "levar jogador de nível da seleção". "Essa é a realidade dos últimos 15 anos no País, afirmou. "O Brasil não é mais onde se pratica o melhor futebol do mundo. O Brasil é o País que mais cria craques. É uma fábrica de produzir jogadores. Mas o bom futebol do mundo é praticado nos campeonatos europeus, no Inglês, onde as pessoas têm mais dinheiro para pagar por jogador."

"O problema do esporte brasileiro é que, no País, não vemos mais os jogadores atuarem quando estão no auge de suas carreiras", reclamou o presidente. "Vemos atuarem até os 18 anos. Com 18 ou 19, eles vêm para a Europa e ficam até 14 anos e voltam aposentados. Só vemos jogarem pela tevê ou na seleção."

Apesar de reclamar da situação, Lula revelou ficar contente pelo sucesso dos jogadores brasileiros mundo afora. "Fico feliz porque a maioria dos meninos é de origem pobre, que tem a sua sabedoria nas suas pernas. Eles têm a chance de ganhar bem", disse.

Na passagem pela Turquia, último país da turnê em que visitou também Arábia Saudita e China, Lula chegou a conversar com alguns atletas brasileiros que jogam por lá. Na quinta, por exemplo, teve um encontro com o lateral Roberto Carlos, do Fenerbahçe. E ontem, citou na entrevista o meia Alex, também do Fenerbahçe, que, segundo o presidente, "está jogando muita bola."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;