D+ Titulo Mães
Cuidado com a mamadeira
Por Miriam Gimenes
Do Diário do Grande ABC
19/04/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


É normal a mãe recorrer à mamadeira quando o bebê chora durante a madrugada. Mas o problema que será saciado momentaneamente pode trazer outros no futuro. É que a prática de não limpar os dentinhos após a mamada pode ocasionar a chamada cárie de mamadeira.

Especialistas ouvidos pelo Dia-a-Dia disseram que a cárie costuma atingir os pimpolhos até os 3 anos. "É muito comum a mãe completar a mamada no peito com a mamadeira e, se ela não tiver o cuidado de limpar a boca da criança, as lesões certamente surgirão nos dentes", explica o odontologista Lauro Delgado.

Segundo o profissional, a cárie é ocasionada pela fermentação do leite. Os primeiros sinais são de manchas brancas nos dentes que, se não tratadas, escurecem.

Para evitar que isso ocorra, a odontologista Daniela Darcie recomenda que a mamadeira não seja dada com a criança deitada e que nem um tipo de açúcar (em pó ou até achocolatados) seja acrescentado à bebida. "Se tiver de dá-la, a mãe precisa higienizar a boca da criança após a mamada com uma gaze com água limpa ou, se possível, escovando os dentes do filho", recomenda Daniela.

Outra orientação dos especialistas é que as mães que dão de mamar no peito não deixem as crianças dormirem mamando. A qualquer sinal de cárie, deve-se procurar imediatamente um odontologista.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.

Mais Lidas

;