Economia Titulo Imóveis
Governo estuda mudanças em financiamentos imobiliários
19/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


O governo estuda mudar a forma de cobrança dos financiamentos imobiliários feitos com recursos originários da poupança. A ideia em estudo na equipe econômica é substituir o formato de TR (Taxa Referencial) mais 12% ao ano no máximo para um modelo em que o financiamento tenha índice de juros como um porcentual da taxa básica de juros, adicionado de uma a ser cobrada dos mutuários pelos bancos.

A possível mudança vem na esteira dos estudos para se reduzir a rentabilidade da poupança, que voltou à cena do debate econômico em função da trajetória acelerada de queda na Selic. Como uma mudança na poupança vai reduzir o rendimento dessa modalidade de aplicação, o custo de captação dos bancos para emprestar dinheiro à casa própria também cai. Hoje, 65% dos recursos captados na poupança têm de ser direcionados para financiamentos imobiliários. E se cai o custo de captação, é natural que se busque encontrar um meio para que a taxa de juros final desses financiamentos faça um movimento na mesma direção.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;