Política Titulo Santo André
Contas ameaçam plano de Avamileno
Por Matheus Adami
Especial para o Diário
07/03/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


"Tranquilo a gente nunca está. Não sabemos como será a votação. Mas acredito que os vereadores irão rejeitar a decisão do tribunal, pois estão na cidade e viram o trabalho que realizei. Estou esperançoso de conseguir os 14 votos." Dessa forma, o ex-prefeito de Santo André João Avamileno (PT) definiu o delicado momento político em que vive no Legislativo municipal.

As contas referentes à gestão de 2006 do ex-chefe do Executivo receberam parecer pela rejeição do TCE (Tribunal de Contas do Estado). O problema encontrado pelo órgão recai na Sabina Escola Parque do Conhecimento. "Não é um problema de irregularidade, mas sim técnico. É um problema do tribunal, que interpreta que os recursos para a Sabina não podem vir da Educação. E isso deve acontecer nas contas de 2007 e 2008", disse o presidente do PT andreense, Tiago Nogueira. "Entendemos que os investimentos na Sabina são de Educação, pois é um complemento prático à área de ciência, tecnologia, entre outras", completou João Avamileno.

Caso o Legislativo confirme o posicionamento do TCE - em votação que deve ocorrer já na  - o petista pode ficar inelegível por cinco anos, o que acabaria com a pretensão de disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa no próximo ano.

ARTICULAÇÃO - Rumores ventilados na Câmara dão conta de que o PT articula com o governo para que o prefeito Aidan Ravin (PTB) intervenha junto à bancada aliada na Casa a fim de aprovar as contas de Avamileno. Isso explicaria, segundo informações de bastidores, o porquê da sigla tentar postergar a votação da reforma administrativa, já que, assim como Aidan, não teria votos necessários para aprovar a matéria. "O pessoal está trabalhando com a possibilidade de ter, pelo menos, votos suficientes para aprovar. Não sei se temos isso hoje. Então, teremos de aguardar e ver a disposição dos vereadores. Vamos votar, mas só quando tivermos certeza. É sempre a mesma ladainha", disse o vereador José Montoro Filho, o Montorinho (PT).

Com isso, o PT abre uma brecha perigosa: enquanto tenta ganhar tempo - e votos - para salvar a candidatura de Avamileno, o prefeito Aidan continua com a agenda de conversas com os partidos para fortalecer apoios na Câmara e aprovar o projeto de reforma administrativa de maneira integral. "Não dá para correr riscos e termos uma surpresa. Estamos todos no aguardo", completou Montorinho.

Vale lembrar que o PT já admitiu que aprova a reforma administrativa se Aidan retirar do projeto o Fundo Social de Solidariedade.

VISITA - A visita feita pelo filho de Avamileno à Aidan na segunda-feira teria esse intuito, segundo especulações feitas nos corredores da Casa. "Foi apenas uma visita de cortesia, pois conheço o Aidan há muito tempo, já foi nosso vizinho", argumentou Fabrício Avamileno, administrador por formação e assessor do deputado estadual e candidato derrotado ao Paço andreense Vanderlei Siraque (PT). O intuito alegado por Fabrício foi confirmado pelo pai. "Pelo que sei, não houve assuntos ligados a políticas partidárias."

O encontro não foi confirmado pela assessoria de Aidan, que afirmou que a reunião "não estava prevista na agenda".

Supervisão Juliana de Sordi Gattone




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;