Economia Titulo Reajuste
Professora diz que reajuste pode aumentar desemprego
Da Agência Brasil
31/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


A elevação de 12% do salário mínimo, que entrará em vigor amanhã (1º) - 6,39% de aumento real, ou seja, acima da inflação -, poderá contribuir para o aumento de desemprego no País.

 A avaliação é da professora de Análise Econômica da Escola de Administração de Empresas da Fundação Getulio Vargas de São Paulo, Celina Ramalho.

 "O aumento do salário mínimo foi acima da inflação. A situação fica bastante complicada por conta da conjuntura que se configurou nos últimos seis meses, que é uma conjuntura de desemprego. E esse pode ser um agravante para um aumento ainda maior do desemprego", disse.

 De acordo com a professora da fundação, a política adotada pelo governo de aumentar a renda dos trabalhadores poderá fazer surtir o efeito contrário. "Novas contratações serão muito menos prováveis. Folhas de pagamento não vão fechar. Essa política salarial de reajuste de salário mínimo acabou fazendo o feitiço virar contra o feiticeiro. Algo que seria benéfico aos trabalhadores poderá se reverter e ser maléfico mesmo. O malefício poderá vir na forma de mais desemprego", afirma a professora.

 Por enquanto, o governo acredita que o aumento do mínimo é um fator de base para dinamizar e fortalecer a economia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;