Cultura & Lazer Titulo Orquestra
Osesp deve ter maestro interino até 2011
23/01/2009 | 07:00
Compartilhar notícia


Com a demissão do maestro John Neschling, anunciada na noite de quarta-feira pela Fundação Osesp, a orquestra deverá ser regida interinamente até 2011 (quando assume um novo diretor artístico) pelo maestro francês Yan Pascal Tortelier. A Fundação Osesp não confirma ou nega a informação, obtida com fontes ligadas à orquestra; informa apenas que as negociações estão bem adiantadas e que o nome do novo regente pode ser anunciado nos próximos dias.

A demissão de Neschling foi anunciada em carta enviada por correio ao maestro, que está regendo na Grécia e volta ao Brasil apenas no início de fevereiro. O presidente da Fundação Osesp, Fernando Henrique Cardoso, afirma que as declarações dadas pelo maestro ao jornal "O Estado de S. Paulo" em entrevista publicada em dezembro repercutiram negativamente entre os músicos, levando o conselho ‘a analisar a entrevista e estimar seu efeito'. Fernando Henrique Cardoso lamenta ainda que ‘o passo natural de renovação não tenha sido percorrido de melhor maneira' e encerra com ‘justas homenagens pelo admirável trabalho realizado'. Mas afirma que ‘à luz da gravidade dos termos da entrevista, o conselho optou pela ruptura contratual imediata'.

Por intermédio de seu assessor de imprensa, o maestro informa que não se pronunciará sobre a demissão antes de chegar ao Brasil e que está consultando seus advogados sobre questões contratuais.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;