Setecidades Titulo Cultura
Região elenca suas riquezas culturais
Kelly Zucatelli
Do Diário do Grande ABC
14/10/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


Um levantamento sobre a diversidade cultural do Grande ABC elencou cerca de 1.900 bens, sendo que 900 deles estão na região central e remetem às origens de cada município. O estudo, inédito, será apresentado nesta quinta-feira, durante o seminário Paisagem Cultural do Grande ABC, na USCS (Universidade Municipal de São Caetano), das 8h às 16h.

No evento, gratuito e aberto ao público, os pesquisadores divulgarão os resultados da pesquisa 7 Cidades: uma leitura perspectiva do Grande ABC.

O trabalho de campo, que começou em meados de 2003 e foi finalizado em maio do ano passado, foi desenvolvido por cinco professores-pesquisadores da universidade, 20 membros do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC e contou com o apoio da Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

Cerca de 50 artistas, entre fotógrafos, desenhistas, pintores, músicos e literários ajudaram a relacionar endereços tradicionais de cada cidade.

"Nosso objetivo era constituir uma metodologia de investigação dos espaços e elaborar um inventário. Relacionamos nas sete cidades, cerca de 1.900 bens culturais", explicou a pesquisadora responsável pelo planejamento estratégico, Silvia Passarelli.

Nem só praças, igrejas e monumentos históricos foram identificados, mas também o comportamento das pessoas nas ruas.

Memórias da vida rural foram muito observadas em pessoas que vieram de cidades interioranas para a região e que não deixaram para trás, hábitos campestres como a plantação de árvores frutíferas em suas residências.

PONTOS
Na lista estão locais tradicionais como a comercial Rua Coronel Oliveira Lima e a antiga Travessa Diana, ambas no Centro de Santo André. A Praça Central de Ribeirão Pires, que se caracteriza pela forte concentração de pessoas, e a Igreja do Pilar, também foram citadas. As inúmeras áreas de lazer com brinquedos e espécies de mata, o marco do quilômetro 20 do Caminho do Mar, na Rua Marechal Deodoro, em São Bernardo estão na lista.

Problemas urbanos como resíduos espalhados pelas ruas também foram relatados.

"Vamos salientar a importância de dar continuidade ao aprofundamento da investigação cultural e buscar a parceria de empresas que nos ajudem", finalizou Silvia.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;