Política Titulo Diadema
Petistas e tucanos lembram duelo entre Corinthians e Palmeiras
Por Elaine Granconato
Especial para o Diário
08/09/2008 | 07:02
Compartilhar notícia


O bairro Paineiras, na região Norte de Diadema, transformou-se ontem pela manhã em palco de acirrada disputa entre militâncias do PT e PSDB, lembrando o confronto entre torcedores corintianos e palmeirenses. Pela primeira vez nesta eleição, petistas e tucanos se encontraram durante caminhada pelas sossegadas ruas do bairro, vizinho ao Campanário.

Bandeiras, apitos, palmas e gritos de guerra contribuíram para o clima de uma partida de futebol. No entanto, os dois deputados estaduais e principais adversários à Prefeitura pelo PT e PSDB, Mário Reali e José Augusto da Silva Ramos, respectivamente, evitaram o confronto direto. "Não vamos entrar em nenhuma provocação", falava José Augusto ao microfone, no chão, atrás do caminhão de som, para a militância tucana que subia pela Rua Javali. Em determinado momento, estrategicamente, parou por alguns minutos na via para evitar o encontro.

Já o pessoal do PT caminhava pela rua acima, sob o comando técnico de Mário Reali. "Vamos andando", pediu o petista, que percorreu o bairro ao lado do deputado federal e secretário-geral do PT, José Eduardo Cardozo.

Apesar da prudência dos dois candidatos adversários, o mesmo não ocorreu com a militância. Assim que os tucanos subiram, parte dos petistas que aguardava o pessoal do PSDB, em uma atitude de provocação, cantou o jingle do prefeiturável, tremulou as bandeiras e dançou, literalmente, no meio da Rua Xingu.

A militância petista, que mais parecia a torcida do Corinthias, virou de frente para o grupo adversário e deu as costas para o próprio caminhão de som de Reali, que seguia em sentido oposto pela Rua Pajeu. Do lado tucano, não houve revide. Um ou outro militante fez comentários, lembrando o estilo dos torcedores palmeirenses. A maioria agitou as bandeiras amarelas e azuis.

O encontro, no entanto, durou pouco. A comitiva do PSDB virou pela Rua Pajeu. A do PT, pela Rua Xingu. E os coordenadores de campanha dos dois lados combinavam caminhos para evitar novo confronto entre as ‘torcidas'.

ATAQUES - Com o jogo empatado em 0 a 0, do lado petista foi a vez de o convidado ilustre falar para a população em cima do caminhão. No chão, Reali cumprimentava os moradores. Para o deputado federal, não dá para comparar PT com PSDB. "Vamos amarrar os bicos dos tucanos e cortar as asas", disse, referindo-se às 20 capitais, do total de 26, que os candidatos apoiados pelo Palácio do Planalto aparecem mais bem colocados que a oposição. "Eles (PSDB) tomarão uma sova de Leste a Oeste, inclusive aqui, em São Bernardo, São Caetano e Santo André, e no restante do Brasil.

O tucano também não deixou de cutucar. "Vejam que campanha rica. Eu já fui do PT, mas nunca imaginei que teria tanto dinheiro."




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;