Setecidades Titulo Educação
Escola fecha e alunos não
podem continuar estudos

Desde 2011, cerca de 30 estudantes não conseguem dar
continuidade aos estudos por não terem histórico escolar

Por Natália Fernandjes
Do Diário do Grande ABC
18/02/2013 | 07:00
Compartilhar notícia


Ex-alunos do Cpec (Colégio Palestra de Educação e Cultura), de São Bernardo, estão com dificuldade de comprovar que concluíram o Ensino Médio. Após o fechamento da instituição, localizada no bairro Ferrazópolis, em 2011, cerca de 30 estudantes não conseguem dar continuidade aos estudos por não terem histórico escolar.

De acordo com a portaria publicada no DOE (Diário Oficial do Estado) em 29 de outubro, a escola teve a autorização de funcionamento cassada após irregularidades cometidas ao longo de 2011, como o descumprimento de leis da Educação.

A partir de então começou o drama dos estudantes, caso de Gabriel Moreno Garcia, 19 anos. O jovem não consegue dar prosseguimento ao curso de Engenharia, iniciado em 2011 a partir de declaração emitida pela Diretoria Regional de Ensino de São Bernardo. Em 2012, o estudante foi obrigado a trancar a matrícula porque a faculdade deixou de aceitar o documento.

Neste ano, a matrícula de Garcia foi novamente negada. A faculdade não aceita a declaração feita em 30 de janeiro. "Ainda tive de escutar de atendentes da diretoria de ensino que eu poderia fazer curso supletivo para comprovar minha escolaridade", afirma.

O artigo 3º da portaria publicada no DOE destaca que compete à Diretoria Regional de Ensino de São Bernardo o recolhimento e manutenção do acervo do colégio, além de desígnio de comissão que adote as medidas necessárias para a regularização da vida escolar dos ex-alunos. Apesar disso, os jovens têm dificuldade para obter informações e ajuda do órgão da Secretaria da Educação do Estado.

O auxiliar de escritório Thiago Martinelli, 20, também lamenta o problema. Descobriu neste ano que poderia ter conseguido o certificado de conclusão após realização do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). No entanto, perdeu a prova, que aconteceu em novembro. "Mesmo se o certificado saísse com data de conclusão em 2013, teria perdido dois anos de faculdade, além de investimento equivalente a um carro zero-quilômetro."

SECRETARIA - Secretaria da Educação do Estado informou que o mantenedor do colégio não entregou a documentação de todos os alunos para a diretoria de ensino alegando que parte dos arquivos havia sido subtraída.

Os alunos que continuariam seus estudos foram encaminhados para outros colégios. Aqueles que concluíram o Ensino Médio e não receberam o histórico escolar foram orientados a prestar o Enem para certificação de seus estudos.

A diretoria de ensino se coloca à disposição daqueles que não prestaram o exame e precisam regularizar a vida estudantil e de seus familiares para esclarecimentos sobre o assunto.

 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;