Cultura & Lazer Titulo Arte
Exposições revelam olhares japoneses

O centenário da imigração japonesa no País é comemorado em 18 de julho, mas já é possível aproveitar as homenagens neste fim de semana

Ângela Corrêa
Do Diário do Grande ABC
23/05/2008 | 07:09
Compartilhar notícia


O centenário da imigração japonesa no País é comemorado em 18 de julho, mas já é possível aproveitar, gratuitamente ou a preços baixos, as homenagens neste fim de semana prolongado. A oferta é variada principalmente para amantes das artes plásticas. Apenas na Capital, há três exposições instaladas. Na próxima semana, mais duas mostras dedicadas à cultura dos imigrantes vindos da terra do Sol Nascente e seus descendentes serão inauguradas no Museu da Casa Brasileira, também em São Paulo.

O Japão em Cada Um de Nós, mostra interativa, fica no Espaço de Exposição do Banco Real (av. Paulista, 1.374. Tel.: 3044-5142) até 18 de julho. Abrangente, a exposição gratuita aborda a produção artística em várias gerações (inclui obras de Yoshiya Takaoka, Manabu Mabe, Tadashi Kaminagai e Flávio Shiró). Interessante também é o resultado do Projeto Ashiato, que demandou cerca de dois anos de trabalho da Associação para a Comemoração do Centenário da Imigração Japonesa no Brasil e a Sociedade Brasileira de Cultura Brasileira e de Assistência Social.

Voluntários que dominam a língua japonesa transcreveram cerca de 210 mil nomes de pessoas que chegaram ao Brasil oriundas das ilhas do país asiático entre 1908 e 1973. Depois, informações como data, origem, nome do navio e acompanhantes foram digitalizadas e hoje podem ser consultadas em terminais.

O Instituto Tomie Ohtake (r. Coropés, 88. Tel.: 2245-1900) mantém até dia 10 de agosto Laços do Olhar, que tenta explicitar, via 400 obras, o intercâmbio de linguagens que os dois países mantiveram nesses 100 anos. Os ingressos são grátis.

No Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Álvares Penteado, 112. Tel.: 3113-3651), vai, até 1º de junho, a exposição Um Círculo de Ligações - um Foujita no Brasil, Kaminagai e o Jovem Mori, que apresenta 80 obras dos artistas que de alguma forma se relacionam. Uma instalação de Tomoshigue Kusuno feita com 50 quilômetros de barbante também pode ser apreciada.

No Museu da Casa Brasileira (av. Faria Lima, 2.705. Tel.: 3032-3727), há duas opções, da próxima quarta (31) até 6 de julho. Viagem à Liberdade - Em Busca da Alma Japonesa de um Bairro é o resultado de ensaio feito pelo fotógrafo Márcio Scavone na região oriental da Capital. Um livro homônimo também será lançado na próxima semana.

Um Novo Cardume reúne luminárias-esculturas do artista Lucas Isawa, feitas a partir da tradição koinobori (pelo qual, todos os dias 5 de maio os homens hasteiam ‘carpas' coloridas de tecido). A entrada para ambas as exposições custa R$ 4 e é franca aos domingos.

São Bernardo - No dia 31, o Pavilhão Vera Cruz passa a abrigar a exposição Japão em São Bernardo, que tem entrada franca. O local, onde antes funcionavam estúdios de cinema, receberá decoração especial e reunirá elementos típicos da cultura nipônica, incluindo gastronomia.

Um portal de madeira, denominado tori marcará a entrada do local. A exposição, que vai até 8 de junho, apresentará também oficinas de mangá, shodô (caligrafia japonesa), sumiê (pintura em carvão), origami e ikebana.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;