Setecidades Titulo Criminalidade
Roubo de veículos cai 18,87%

Foco do trabalho da comandante da PM e do delegado seccional de Santo André apresenta bom índice

Yara Ferraz
Do Diário do Grande ABC
26/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia


O roubo de veículos, principal foco do trabalho das polícias Civil e Militar na região, teve queda de 18,87% em julho em relação ao mesmo mês de 2013. Além disso, os furtos gerais diminuíram 3,88% no Grande ABC. Os números foram divulgados ontem pela SSP (Secretária da Segurança Pública) do Estado.

Conforme a comandante da Polícia Militar do Grande ABC, coronel Cláudia Rigon, a redução se deve principalmente às operações. “Realizamos várias ações, principalmente em Santo André. Além disso, a Dejem (Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Policial Militar) contabiliza 200 policiais a mais nas ruas por dia. São agentes que trabalham nas horas de folga em todas as cidades, e são empregados em áreas com grande fluxo de pessoas.”

Em relação aos furtos gerais, ela afirmou que o posicionamento dos policiais ajuda. “Estamos procurando estacionar as viaturas em locais estratégicos, que têm grande movimentação.”

O delegado seccional de Santo André, Luiz Carlos do Carmo, disse que outra medida importante para a diminuição dos roubos é a Lei do Desmanche. “Além das operações, estamos fechando muitos desmanches, que têm participação no comércio de veículos roubados. Isso implica na redução dos números, e acreditamos que em agosto a queda será ainda maior.”

A delegada seccional de Diadema, Martha Rocha de Castro, também acredita que a diminuição dos índices é tendência. “Diadema recebeu bonificação do Estado após reduzir a criminalidade. Mesmo com os índices que não tiveram queda no comparativo de um ano, acredito que no mês a mês haja redução”, afirmou.

AUMENTO

Entre os crimes que tiveram aumento no mês de julho na região estão homicídio (9,09%), roubos gerais (37,27%) e furtos de veículos (5,2%). Conforme a coronel Cláudia, o homicídio é um crime difícil de prevenir. “Percentual elevado desses casos ocorre dentro de casa e em cerca de 60% há pessoas envolvidas em acertos de conta. Para reduzir esse número, procuramos intensificar as abordagens e apreender armas de fogo.”

A delegada seccional de Diadema acredita que o aumento nos roubos gerais está relacionado a ocorrências registradas de forma incorreta. “Esses boletins são feitos pela internet e, segundo apuramos, na cidade 50% são sobre roubos de celulares. Estamos trabalhando para chamar essas vítimas e ouvir a história do roubo, a fim de saber se realmente foi isso que aconteceu, ou se o celular foi perdido e o documento foi feito para se beneficiar de um seguro, por exemplo.”

Os furtos de veículos também causam preocupação e o policiamento visa impedir essas ações. “A gente se preocupa mais na situação de roubo, porque os criminosos usam de violência, o que acaba gerando trauma nas vítimas. Mas o aumento de policiais na rua também inibe o roubo.” 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;