Setecidades Titulo Meio ambiente
Consumo de água cai
15% em São Caetano

Quantidade economizada desde o mês de fevereiro
equivale ao gasto de toda a cidade durante cinco dias

Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
16/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Andréa Iseki/DGABC


A população de São Caetano reduziu, desde fevereiro, 15% do volume de água consumido na cidade. No primeiro mês de vigência da campanha para estímulo do consumo consciente, a população do município gastava cerca de 52,6 milhões de litros por dia, quantidade que, em julho, caiu para 44,7 milhões. As informações são do DAE (Departamento de Água e Esgoto). Os 7,8 milhões de litros que deixaram de ser usados são suficientes para encher, diariamente, três piscinas olímpicas ou dez semiolímpicas.

A diminuição no uso é significativa, avalia Welington Kalil, diretor-geral do DAE. “O volume de água que deixou de ser gasto equivale ao consumo médio de cinco dias em São Caetano. É como se, em um mês, todas as torneiras da cidade ficassem fechadas por cinco dias”, exemplifica. As campanhas de conscientização ganharam força com a crise de abastecimento pela qual passa a região metropolitana de São Paulo. O Sistema Cantareira, que envia água ao município, está com apenas 13,2% de sua capacidade.

Clientes residenciais apresentaram redução de 16% no gasto de fevereiro a junho. Na indústria, a queda foi de 33%, enquanto o comércio registrou diminuição de 26%. Já entre os condomínios, a economia foi menor: 11%. “Esse ainda é o nosso principal desafio. Fizemos reuniões com as administradoras para que nos auxiliem na conscientização desse público. A situação tem melhorado, mas ainda de forma tímida”, comenta Kalil.

Já os prédios públicos de propriedade da Prefeitura apresentaram decréscimo de 40% no período. “Além do trabalho educativo, as equipes do DAE têm visitado os próprios municipais para verificar a média de consumo e definir metas. Além disso, é feita varredura para identificar vazamentos e medidas que possam fazer as perdas caírem ainda mais, como troca de vasos sanitários e instalação de torneiras com temporizador.”

SORTEIO

A economia na cidade foi impulsionada após o início de julho, quando o departamento criou promoção que irá sortear dois carros zero-quilômetro e quatro televisores para clientes que apresentarem redução de pelo menos 10% no consumo mensal entre maio e agosto. Cada consumidor poderá receber até dois cupons eletrônicos para participação, dependendo do volume economizado. “De junho a julho, já houve queda de 4,6%”, garante Kalil. Os sorteios serão realizados no dia 24 de setembro, para o grupo residencial, e no dia 27 de setembro para comércio e indústria. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;