Setecidades Titulo Transportes
Faixa de ônibus confunde
motoristas em S.Bernardo

Espaço para o transporte coletivo começou a
funcionar ontem na Av. Doutor Rudge Ramos

Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
12/08/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Celso Luiz/DGABC


O primeiro dia de funcionamento da faixa de ônibus na Avenida Doutor Rudge Ramos, em São Bernardo, gerou confusão entre motoristas que passaram ontem pelo bairro Rudge Ramos nos horários de pico. Com poucos agentes para fiscalização, houve alto registro de infrações, como invasão ao espaço exclusivo, estacionamento em local proibido e conversões irregulares.

Por volta das 18h30, a equipe do Diário esteve na via e, em 25 minutos de observação, flagrou 70 invasões à faixa. No mesmo período, passaram por lá 24 ônibus convencionais e sete fretados. Apenas três agentes do DET (Departamento de Engenharia de Tráfego) foram vistos prestando orientação aos condutores. A tarefa coube a funcionários da concessionária SBCTrans, que se dividiram entre os pontos de ônibus da avenida.

Em todo o trecho de 1.450 metros em que a faixa exclusiva foi implantada, a Prefeitura proibiu o estacionamento na via durante o horário de restrição, de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h e das 16h às 19h30. Mesmo assim, diversos veículos foram vistos parados, principalmente nas proximidades da Uniban.

Conversões proibidas foram vistas em frente à Rua Gasparini, onde motoristas que estavam na pista sentido bairro faziam retorno. A manobra ocorre em razão do fechamento da entrada à esquerda para a Rua do Sacramento. Sem essa opção, o acesso ao campus da Universidade Metodista precisa ser feito pelo bairro. Para isso, é preciso virar à direita na Rua Anchieta, à esquerda na Maurício Jacquey e novamente à esquerda na Gasparini.

“A iniciativa é positiva, desde que o pessoal respeite”, avalia a auxiliar de enfermagem Rosana de la Manchi, 50 anos. O comerciante Claudionor Valentim, 46, teme que a proibição dos estacionamentos prejudique os comércios na via. “Como os clientes vão fazer para estacionar o carro?”

A destinação do espaço da direita de ambos os sentidos para os ônibus prejudicou o fluxo de veículos particulares, que passaram a contar com apenas uma faixa. “Meu filho demorou uma hora a mais para ir do Rudge ao Terminal Sacomã, em São Paulo, de manhã”, comenta uma motorista que não quis se identificar.

A Prefeitura informa que, no período da manhã, a operação da faixa foi prejudicada em razão de incidente no acesso ao km 14 da Via Anchieta, onde um caminhão quebrou e provocou derramamento de óleo na pista, gerando lentidão. A administração acrescenta que os motoristas ainda estão em fase de adaptação e que, só nos próximos dias, fará avaliação sobre o funcionamento da faixa exclusiva.

Prefeitura adia interdição total da Avenida Aldino Pinotti, no Centro

A Prefeitura de São Bernardo adiou o fechamento total da Avenida Aldino Pinotti, no Centro, para execução de obras de drenagem. A via já está parcialmente bloqueada desde março, mas continua operando em dois sentidos em razão da divisão da pista que operava na direção da Avenida Lauro Gomes.

A administração municipal não deu detalhes sobre o adiamento. Informou apenas que “o andamento da obra foi reavaliado e a Avenida Aldino Pinotti ficará aberta por mais alguns dias”. Não foi dado novo prazo para o bloqueio.

O fechamento deverá provocar congestionamentos nas avenidas Pereira Barreto e Senador Vergueiro, que passará por medidas emergenciais na Praça dos Expedicionários para absorver o aumento da demanda. A via deverá permanecer inoperante até o fim do ano. Será a segunda interdição simultânea na mesma região, já que a Avenida Winston Churchill também está fechada para obras do Projeto Drenar e deverá ser liberada em setembro. 




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;