Política Titulo Cabo eleitoral
Aloysio articula base
para Aécio na região

Vice da chapa tucana fará terceira agenda de
campanha no Grande ABC para costurar apoios

Fábio Martins
Do Diário do Grande ABC
24/07/2014 | 07:00
Compartilhar notícia
Arquivo/DGABC


Candidato a vice-presidente da República na chapa encabeçada por Aécio Neves (PSDB), o senador tucano Aloysio Nunes desembarca no Grande ABC até sábado na tentativa de ampliar adesões políticas ao palanque do presidenciável mineiro. Essa será a terceira agenda de campanha na região protagonizada pelo número dois da dobrada puro sangue à corrida eleitoral ao Palácio do Planalto após o início do período eleitoral. O local da visita ainda está em estudo pela cúpula da legenda.

A atividade tem como alvo principal conquistar apoios de lideranças partidárias e de simpatizantes à candidatura. O primeiro ato regional de Aloysio ocorreu em São Caetano, duas semanas atrás. Na oportunidade, o senador participou de evento do PTB, sigla que reforça a parceria com os tucanos na disputa pela sucessão da presidente Dilma Rousseff (PT) e no projeto de reeleição do governador Geraldo Alckmin (PSDB). A ação eleitoral foi o pontapé inicial da empreitada após o tucano ser anunciado como vice.

Aloysio foi designado pela coordenação para ser interlocutor da articulação no Estado onde possui seu domicílio eleitoral, com destaque na Região Metropolitana de São Paulo para o Grande ABC, considerado o berço do petismo. Em 2010, Dilma garantiu vitória no âmbito regional contra o então candidato do PSDB, José Serra, hoje postulante ao Senado. A petista venceu o tucano em quatro cidades: São Bernardo, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra. O ex-governador paulista ficou na frente em Santo André, São Caetano e Ribeirão Pires.

A proposta do tucanato é reverter esse cenário desfavorável visto há quatro anos, no universo de cerca de dois milhões de eleitores do Grande ABC. No encontro do aliado petebista, o senador enfatizou a importância local ao frisar que a região é centro dinâmico da economia, incluindo também “da política paulista e brasileira”. Segundo ele, “tudo o que acontece aqui repercute no País inteiro”. Na concepção do tucano, o suporte dado “contribuirá para resultado muito positivo para a mudança.”

“Dentro do trabalho do Aloysio de buscar adesões em São Paulo, sua prioridade tem sido a Região Metropolitana, em que o Grande ABC tem relevância especial. Ele tem vínculos históricos com prefeitos, ex-prefeitos e deputados. É região estratégica para a campanha de Aécio Neves e do governador Geraldo Alckmin”, avaliou o secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude, José Auricchio Júnior (PTB), que auxilia projetos tucanos.

O senador foi eleito em 2010 por São Paulo, registrando a maior votação da história, com 11 milhões de sufrágios. Aloysio está incumbido de buscar transferir esse potencial à dobrada liderada pelo ex-governador de Minas Gerais. A escolha do paulista na chapa majoritária se deve à tentativa de inserção no maior colégio eleitoral do País. Ele terá papel de coringa devido à forte influência, principalmente em outros partidos, como PMDB e PTB.

Na terça-feira, Aloysio se reuniu reservadamente com políticos tucanos de Diadema e com o prefeito Lauro Michels (PV) para tentar angariar mais adesão ao projeto eleitoral de Aécio.




Comentários

Atenção! Os comentários do site são via Facebook. Lembre-se de que o comentário é de inteira responsabilidade do autor e não expressa a opinião do jornal. Comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros poderão ser denunciados pelos usuários e sua conta poderá ser banida.


;